UNIFENAS Tarde 2018/1

Texto I

Vaso Grego

Esta de áureos relevos, trabalhada

De divas mãos, brilhante copa, um dia,

Já de aos deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

 

Era o poeta de Teos que a suspendia

Então, e, ora repleta ora esvasada,

A taça amiga aos dedos seus tinia,

Toda de roxas pétalas colmada.

 

Depois...Mais o lavor da taça admira,

Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas

Finas há de lhe ouvir, canora e doce,

 

Ignota voz, qual se da antiga lira

Fosse a encantada música das cordas,

Qual se essa voz de Anacreonte fosse.

(ALBERTO DE OLIVEIRA – in Antologia Dos Poetas Brasileiros – Fase Parnasiana. Org. Manuel Bandeira, RJ, Edit.Tecnoprint, p.70, 1967.)

 

Texto II

Poética

Estou farto do lirismo comedido

Do lirismo bem comportado

Do lirismo funcionário público com livro de ponto

[expediente protocolo e manifestações de

[apreço ao Sr. Diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no

[no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo

 

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos uni-

[niversais

Todas as construções sobretudo as sintaxes de

[exceção

Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

 

Estou farto do lirismo namorador

Político

Raquítico

Sifilítico

De todo lirismo que capitula ao quer que seja fora

[de si mesmo 

De resto não será lirismo

Será contabilidade tabela de co-senos secretário do

[amante exemplar com cem modelos

[de cartas e as diferentes maneiras de

[agradar às mulheres, etc.

 

Quero antes o lirismo dos loucos

O lirismo dos bêbedos

O lirismo difícil e pungente dos bêbedos

 

- Não quer mais saber de lirismo que não é libertação.

(MANUEL BANDEIRA – Libertinagen, in Poesia Completa e ProsaCia José Aguilar Editora, Rio de Janeiro, 1967ª. Os. 247-248)

I – O emprego, no texto I, dos vocábulos “divas”, “copa”, “repleta”, “esvasada”, “colmada”, “canora”, “ignota”, entre outros, justifica a intenção do autor do texto II, quando escreve: “Abaixo os puristas”.

II – No texto I, observa-se a absoluta contenção lírica (“lirismo comedido” ou “lirismo bem comportado”), atingindo, inclusive, a falta de qualquer impregnação emotiva, ao contrário do texto II, em que seu autor propõe a explosão lírica.

III – No texto II, verifica-se a negação do purismo gramatical (“abaixo os puristas”), atitude confirmada pelo emprego de palavra estrangeira (clowpalhaço). Assim, sua utilização constitui uma ironização do preciosismo parnasiano.

a

I, II e III – corretos.

b

I e II – corretos; III – incorreto.

c

I- incorreto: II e III – corretos.

d

I- correto; II – incorreto; II – correto.

e

I – incorreto; II – correto; III – incorreto.

Depoimentos
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Tom
Formando em Medicina
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Formanda em Medicina
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