TEXTO I
TEXTO II
O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz.
Disponível em: http://demienhirst.com. Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S Tudo sobre arte Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).
A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a)
recusa a crenças, convicções, valores morais, estéticos e políticos na história moderna.
frutífero arsenal de materiais e formas que se relacionam com os objetos construídos.
economia e problemas financeiros gerados pela recessão que tiveram grande impacto no mercado.
influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos que surgiram nos anos 1990.
interesse em produtos indesejáveis que revela uma consciência sustentável no mercado.
A questão pede para identificar o cerne do debate gerado pela provocação artística do grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), com base nos Textos I e II.
O Texto I apresenta uma imagem da obra "Mother and Child (Divided)" de Damien Hirst, um proeminente membro dos YABs. A legenda detalha a obra: um bezerro dividido em duas partes e preservado em tanques de vidro com solução de formaldeído, utilizando materiais como aço, silicone, acrílico, etc. A própria imagem e descrição já indicam o uso de materiais e formas pouco convencionais e potencialmente chocantes (um animal dissecado como obra de arte).
O Texto II contextualiza o grupo YABs. Informa que surgiram no final dos anos 1980, com obras diversificadas (fotografias, instalações, pinturas, carcaças desmembradas). Destaca que chamaram atenção por utilizar "materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes", expressando "os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz".
Ambos os textos convergem para a ideia de que a provocação e o ineditismo do grupo residem fundamentalmente no uso de materiais e formas não tradicionais e chocantes. O bezerro em formaldeído (Texto I) é um exemplo claro das "carcaças desmembradas" e do uso de "materiais incomuns" mencionados no Texto II.
A questão pergunta sobre o debate gerado pela provocação. Essa provocação está centrada na escolha dos materiais e na maneira como são apresentados (a forma). Portanto, o debate em torno da obra de arte desse grupo gira em torno do questionamento sobre o que pode ser considerado material artístico, quais formas são aceitáveis e quais os limites da representação na arte.
Analisando as alternativas:
Portanto, a alternativa que melhor descreve o foco do debate gerado pela provocação dos YABs é a B, que enfatiza a experimentação radical com materiais e formas.
Para resolver esta questão, é útil entender alguns conceitos:
Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.