ENEM 2020

TEXTO I

TEXTO II

O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz.

Disponível em: http://demienhirst.com. Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S Tudo sobre arte Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a)

a

recusa a crenças, convicções, valores morais, estéticos e políticos na história moderna.

b

frutífero arsenal de materiais e formas que se relacionam com os objetos construídos.

c

economia e problemas financeiros gerados pela recessão que tiveram grande impacto no mercado.

d

influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos que surgiram nos anos 1990.

e

interesse em produtos indesejáveis que revela uma consciência sustentável no mercado.

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Resposta
B
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para identificar o cerne do debate gerado pela provocação artística do grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), com base nos Textos I e II.

O Texto I apresenta uma imagem da obra "Mother and Child (Divided)" de Damien Hirst, um proeminente membro dos YABs. A legenda detalha a obra: um bezerro dividido em duas partes e preservado em tanques de vidro com solução de formaldeído, utilizando materiais como aço, silicone, acrílico, etc. A própria imagem e descrição já indicam o uso de materiais e formas pouco convencionais e potencialmente chocantes (um animal dissecado como obra de arte).

O Texto II contextualiza o grupo YABs. Informa que surgiram no final dos anos 1980, com obras diversificadas (fotografias, instalações, pinturas, carcaças desmembradas). Destaca que chamaram atenção por utilizar "materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes", expressando "os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz".

Ambos os textos convergem para a ideia de que a provocação e o ineditismo do grupo residem fundamentalmente no uso de materiais e formas não tradicionais e chocantes. O bezerro em formaldeído (Texto I) é um exemplo claro das "carcaças desmembradas" e do uso de "materiais incomuns" mencionados no Texto II.

A questão pergunta sobre o debate gerado pela provocação. Essa provocação está centrada na escolha dos materiais e na maneira como são apresentados (a forma). Portanto, o debate em torno da obra de arte desse grupo gira em torno do questionamento sobre o que pode ser considerado material artístico, quais formas são aceitáveis e quais os limites da representação na arte.

Analisando as alternativas:

  • A: Embora o niilismo seja mencionado, a generalização de uma recusa a *todas* as crenças e valores modernos é excessiva e não é o foco principal da descrição da provocação.
  • B: Esta opção aborda diretamente o "frutífero arsenal de materiais e formas" que se relacionam com os objetos construídos. Isso corresponde exatamente ao que os textos destacam como central na obra dos YABs: a diversidade e a natureza incomum dos materiais (esterco, sangue, legumes, carcaças, formaldeído) e das formas (instalações, animais divididos). É justamente essa experimentação com materiais e formas que gera debate sobre os limites e definições da arte.
  • C: A recessão é mencionada como o período em que o grupo ganhou atenção, mas o texto não diz que o debate artístico era *sobre* a economia ou problemas financeiros. A recessão é o contexto, não o conteúdo da provocação artística.
  • D: A influência do grupo em estilos posteriores é uma consequência ou um fato histórico, mas não o cerne do debate *gerado pela sua provocação inicial*. O debate é sobre a natureza da própria obra deles.
  • E: O uso de "detritos da vida" ou materiais incomuns não implica necessariamente uma "consciência sustentável". A intenção descrita é expressar niilismo e usar humor mordaz, não promover a sustentabilidade.

Portanto, a alternativa que melhor descreve o foco do debate gerado pela provocação dos YABs é a B, que enfatiza a experimentação radical com materiais e formas.

Dicas

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Preste atenção aos materiais específicos mencionados no Texto II (esterco, sangue, legumes, carcaças) e no Texto I (bezerro, formaldeído).
Reflita sobre por que o uso desses materiais e a forma como a obra do Texto I é apresentada seriam considerados provocativos.
Conecte a descrição geral do trabalho dos YABs no Texto II com o exemplo visual e descritivo do Texto I.

Erros Comuns

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Confundir o contexto histórico (recessão) com o tema do debate artístico (alternativa C).
Interpretar a menção a "niilismo" de forma muito ampla, extrapolando para uma recusa geral de todos os valores (alternativa A).
Focar na influência posterior do grupo em vez da natureza da provocação original (alternativa D).
Atribuir uma intenção de "consciência sustentável" ao uso de materiais incomuns ou "detritos", o que não é sugerido pelos textos (alternativa E).
Não conectar adequadamente a descrição geral do grupo no Texto II com o exemplo específico da obra no Texto I, perdendo o foco nos materiais e formas como cerne da questão.
Revisão

Para resolver esta questão, é útil entender alguns conceitos:

  • Arte Contemporânea: Refere-se à arte produzida no presente período, aproximadamente da segunda metade do século XX até hoje. Caracteriza-se pela diversidade de estilos, técnicas e temas, muitas vezes rompendo com conceitos tradicionais de arte.
  • Instalação: Modalidade de arte contemporânea em que a obra é um ambiente construído pelo artista, que o espectador pode percorrer ou experimentar. Frequentemente utiliza materiais diversos e não convencionais.
  • Young British Artists (YABs): Grupo de artistas visuais que começaram a expor juntos em Londres, em 1988. Ficaram conhecidos pelo uso de materiais chocantes, táticas de confronto e uma atitude empreendedora e midiática. Damien Hirst é um dos membros mais famosos.
  • Provocação na Arte: Uso intencional de elementos chocantes, controversos ou inesperados para desafiar o espectador, questionar convenções sociais, morais ou estéticas e gerar debate.
  • Materiais e Formas na Arte: Os materiais são as substâncias físicas com as quais a obra é feita (tinta, pedra, madeira, mas também sangue, formaldeído, detritos, etc.). A forma é como esses materiais são organizados e apresentados. Na arte contemporânea, a escolha de materiais e formas não tradicionais é frequentemente um elemento central da proposta artística.
22%
Taxa de acerto
1.8
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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