TEXTO I
¿QUÉ ME PASA?:
¿PorQUÉ ME CUESTA TANTO ESTUDIAR?
¿pORQUÉ ME CUESTA TANTO CONCENTRARNE?
¿PoRQUÉ......
¿PORQUÉ......
......
¿PORQUé NO CONSIGO APRENDER COMO LOS DEMÁS?
Disponível em: www.otrasvoceseneducacion.org. Acesso em: 8 nov. 2022.
TEXTO II
Ishaan Awashi es un niño de 8 años cuyo mundo está plagado de maravillas que nadie más parece apreciar: colores, peces, perros y cometas, que simplemente no son importantes en la vida de los adultos, que parecen más interesados en cosas como los deberes, las notas o la limpieza. E Ishaan parece no poder hacer nada bien en clase. Cuando los problemas que ocasiona superan a sus padres, es internado en un colegio para que le disciplinen. Las cosas no mejoran en el nuevo colegio, donde Ishaan tiene además que aceptar estar lejos de sus padres. Hasta que un dia, el nuevo profesor de arte, Ram Shankar Nikumbh, entra en escena, se interesa por el pequeño Ishaan y todo cambia.
Disponível em: https://elfinalde.com. Acesso em: 26 out. 2021 (adaptado).
O filme Como estrellas en la tierra aborda o tema da dislexia.
Relacionando o cartaz do filme com a sinopse, constata-se que o(a)
olhar diferenciado para com o outro gera mudanças.
estudante com dislexia apresenta um tom questionador.
abordagem para lidar com a dislexia é pautada na disciplina.
contato com os pais prejudica o acompanhamento da dislexia.
mudança de interesses ocorre na transição da infância para a vida adulta.
A questão pede para relacionar as informações do Texto I (um cartaz com perguntas que expressam a dificuldade de aprendizagem) e do Texto II (a sinopse do filme "Como estrellas en la tierra", que trata sobre dislexia) para chegar a uma conclusão.
1. Análise do Texto I: O cartaz apresenta uma série de perguntas em espanhol ("¿QUÉ ME PASA?", "¿PORQUÉ ME CUESTA TANTO ESTUDIAR?", "¿PORQUÉ ME CUESTA TANTO CONCENTRARME?", "¿PORQUé NO CONSIGO APRENDER COMO LOS DEMÁS?") que revelam a angústia, a frustração e a sensação de inadequação de alguém que enfrenta dificuldades significativas no aprendizado e na concentração. Essas perguntas sugerem um pedido de ajuda e compreensão.
2. Análise do Texto II: A sinopse descreve a história de Ishaan, um menino de 8 anos com dificuldades escolares que não são compreendidas pelos adultos. Ele é visto como indisciplinado e enviado para um internato. Sua situação só melhora com a chegada de um novo professor de arte, Ram Shankar Nikumbh, que "se interessa pelo pequeno Ishaan e tudo cambia". Isso indica que a abordagem do professor, focada no interesse e na compreensão das particularidades de Ishaan, foi fundamental para a mudança positiva.
3. Relacionando os Textos: O Texto I expõe o problema do ponto de vista de quem sofre com a dificuldade (a angústia e a incompreensão). O Texto II apresenta uma narrativa que ilustra como esse tipo de dificuldade é frequentemente mal interpretado (confundido com indisciplina) e como uma abordagem diferente, baseada em interesse e compreensão (um "olhar diferenciado"), pode levar a uma solução ou melhora significativa.
4. Avaliação das Alternativas:
Conclusão: A relação entre a angústia do estudante (Texto I) e a solução encontrada através da empatia e compreensão do professor (Texto II) sustenta a afirmação de que um olhar diferenciado é capaz de gerar mudanças positivas, como descrito na alternativa A.
Revisão de Conceitos
Para resolver esta questão, é importante entender:
Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.