ENEM 2023

TEXTO I

 

¿QUÉ ME PASA?:

 

¿PorQUÉ ME CUESTA TANTO ESTUDIAR?

¿pORQUÉ ME CUESTA TANTO CONCENTRARNE?

¿PoRQUÉ......

¿PORQUÉ......

......

¿PORQUé NO CONSIGO APRENDER COMO LOS DEMÁS?

Disponível em: www.otrasvoceseneducacion.org. Acesso em: 8 nov. 2022.

 

TEXTO II


    Ishaan Awashi es un niño de 8 años cuyo mundo está plagado de maravillas que nadie más parece apreciar: colores, peces, perros y cometas, que simplemente no son importantes en la vida de los adultos, que parecen más interesados en cosas como los deberes, las notas o la limpieza. E Ishaan parece no poder hacer nada bien en clase. Cuando los problemas que ocasiona superan a sus padres, es internado en un colegio para que le disciplinen. Las cosas no mejoran en el nuevo colegio, donde Ishaan tiene además que aceptar estar lejos de sus padres. Hasta que un dia, el nuevo profesor de arte, Ram Shankar Nikumbh, entra en escena, se interesa por el pequeño Ishaan y todo cambia.

Disponível em: https://elfinalde.com. Acesso em: 26 out. 2021 (adaptado).

 

O filme Como estrellas en la tierra aborda o tema da dislexia.

 

Relacionando o cartaz do filme com a sinopse, constata-se que o(a)

a

olhar diferenciado para com o outro gera mudanças.

b

estudante com dislexia apresenta um tom questionador.

c

abordagem para lidar com a dislexia é pautada na disciplina.

d

contato com os pais prejudica o acompanhamento da dislexia.

e

mudança de interesses ocorre na transição da infância para a vida adulta.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A

Resolução

A questão pede para relacionar as informações do Texto I (um cartaz com perguntas que expressam a dificuldade de aprendizagem) e do Texto II (a sinopse do filme "Como estrellas en la tierra", que trata sobre dislexia) para chegar a uma conclusão.

1. Análise do Texto I: O cartaz apresenta uma série de perguntas em espanhol ("¿QUÉ ME PASA?", "¿PORQUÉ ME CUESTA TANTO ESTUDIAR?", "¿PORQUÉ ME CUESTA TANTO CONCENTRARME?", "¿PORQUé NO CONSIGO APRENDER COMO LOS DEMÁS?") que revelam a angústia, a frustração e a sensação de inadequação de alguém que enfrenta dificuldades significativas no aprendizado e na concentração. Essas perguntas sugerem um pedido de ajuda e compreensão.

2. Análise do Texto II: A sinopse descreve a história de Ishaan, um menino de 8 anos com dificuldades escolares que não são compreendidas pelos adultos. Ele é visto como indisciplinado e enviado para um internato. Sua situação só melhora com a chegada de um novo professor de arte, Ram Shankar Nikumbh, que "se interessa pelo pequeno Ishaan e tudo cambia". Isso indica que a abordagem do professor, focada no interesse e na compreensão das particularidades de Ishaan, foi fundamental para a mudança positiva.

3. Relacionando os Textos: O Texto I expõe o problema do ponto de vista de quem sofre com a dificuldade (a angústia e a incompreensão). O Texto II apresenta uma narrativa que ilustra como esse tipo de dificuldade é frequentemente mal interpretado (confundido com indisciplina) e como uma abordagem diferente, baseada em interesse e compreensão (um "olhar diferenciado"), pode levar a uma solução ou melhora significativa.

4. Avaliação das Alternativas:

  • A: Afirma que "o olhar diferenciado para com o outro gera mudanças". Isso está diretamente alinhado com a sinopse (Texto II), onde a intervenção compreensiva do professor Nikumbh transforma a experiência de Ishaan, respondendo à angústia implícita nas perguntas do Texto I. Portanto, esta é a alternativa correta.
  • B: Diz que o estudante com dislexia tem um "tom questionador". Embora o Texto I contenha perguntas, elas expressam confusão e sofrimento, não um traço de personalidade questionador. A sinopse não apoia essa generalização.
  • C: Sugere que a abordagem é pautada na "disciplina". O Texto II mostra que a tentativa de disciplinar Ishaan no internato não funcionou. A mudança veio com a compreensão do professor, não com mais disciplina.
  • D: Alega que o "contato com os pais prejudica". O texto diz que os pais não compreendiam e o internaram, mas não afirma que o contato em si seja prejudicial ao acompanhamento da dislexia. A solução veio do professor, não da ausência dos pais.
  • E: Fala sobre a "mudança de interesses" entre infância e vida adulta. Embora a sinopse mencione a diferença entre os interesses de Ishaan e os dos adultos, este é um tema secundário e não o ponto central da relação entre os dois textos, que focam na dificuldade de aprendizagem e na forma de lidar com ela.

Conclusão: A relação entre a angústia do estudante (Texto I) e a solução encontrada através da empatia e compreensão do professor (Texto II) sustenta a afirmação de que um olhar diferenciado é capaz de gerar mudanças positivas, como descrito na alternativa A.

Dicas

expand_more
Observe o que causa a mudança na vida de Ishaan, segundo a sinopse (Texto II).
Pense sobre o sentimento expresso pelas perguntas no cartaz (Texto I).
Qual alternativa conecta o sentimento do cartaz com a solução encontrada na história?

Erros Comuns

expand_more
Interpretar as perguntas do Texto I como um traço de personalidade (tom questionador - erro B).
Acreditar que a disciplina mencionada no Texto II foi a solução, ignorando que ela falhou e a mudança veio do professor (erro C).
Focar na relação com os pais e inferir incorretamente que o afastamento foi benéfico ou necessário (erro D).
Dar mais importância à diferença de interesses entre criança e adulto do que ao tema central da dislexia e da abordagem pedagógica (erro E).
Não conseguir conectar a angústia do Texto I com a solução apresentada no Texto II através da figura do professor.
Revisão

Revisão de Conceitos

Para resolver esta questão, é importante entender:

  1. Interpretação Textual: Capacidade de ler e compreender o significado explícito e implícito de diferentes tipos de texto (visual/verbal no Texto I, narrativo no Texto II).
  2. Intertextualidade: Habilidade de relacionar informações e temas presentes em textos distintos para construir um sentido global ou chegar a uma conclusão.
  3. Dislexia (Contexto): Embora o conhecimento prévio sobre dislexia não seja estritamente necessário (a questão informa o tema do filme), entender que se trata de um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita ajuda a contextualizar as dificuldades expressas no Texto I e a importância da abordagem pedagógica descrita no Texto II.
  4. Inferência: Capacidade de deduzir informações que não estão explicitamente declaradas nos textos, como a causa da mudança de Ishaan (a abordagem do professor) e a conexão entre a angústia do cartaz e a história da sinopse.
45%
Taxa de acerto
Habilidade

Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar