UERN 2013

Texto I

 

Propaganda na Era Vargas

 

    O programa “Hora do Brasil” era irradiado por todas as emissoras de rádio do Brasil entre 19 e 20 horas. O aproveitamento sistemático desse programa foi determinado pelo DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, um órgão criado em 1939 pelo governo Vargas. (...)

(Campos, Flávio de. A escrita da história. Volume único. Ensino médio. Flávio Campos; Regina Claro. 2ª Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2009. p. 553.)

 

Texto II

 

Propaganda no Regime Militar

 

    O apelo ao consumo era o “milagre econômico” alcançando a população. Enceradeiras, ventiladores, ferros elétricos, geladeiras, batedeiras, torradeiras, aspiradores de pó etc. A julgar pela enxurrada de eletrodomésticos que invadia as casas da classe média e os sonhos de consumo da sociedade brasileira, o país não deixava nada a dever aos ricos e invejados primos norte-americanos.

(Campos, Flávio de. A escrita da história. Volume único. Ensino médio. Flávio Campos, Regina Claro 2ª Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2009. p. 678.)

 

Com base no papel desempenhado pela propaganda nos momentos expressos nos textos e nos dias atuais, é correto afirmar que

a

tendo em vista a clara distinção entre “propaganda” e “notícia”, justifica-se a liberdade da propaganda em ser sempre fictícia ou metafórica.

b

a propaganda, independente do tempo ou do espaço em que é utilizada, mantém sua integridade e seu compromisso inalienável com a verdade dos fatos.

c

tanto no período da Ditadura Vargas (1937-1945), quanto no Regime Militar (1964-1985), a propaganda, por sua ligação com a arte, foi poupada da censura.

d

ao longo do tempo e da história, muitas vezes de acordo com interesses políticos e/ou pessoais, a propaganda pode ser (e é) utilizada como meio de manipulação ideológica.

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Resposta
D

Resolução

Nesta questão, observamos o papel da propaganda em dois momentos históricos do Brasil: durante o governo de Getúlio Vargas, particularmente por meio do DIP e do programa Hora do Brasil, e no período do Regime Militar. Em ambos os contextos, a propaganda exercia função estratégica para influenciar a opinião pública, enaltecendo as realizações dos governos e criando, muitas vezes, uma percepção favorável sobre o regime. Muitos governos, ao longo da história, têm recorrido a mecanismos de propaganda para promover sua ideologia e reforçar valores desejáveis ou manipular a população, o que define a propaganda como instrumento de manipulação ideológica. Entre as alternativas apresentadas, a que melhor corresponde a essa análise é a letra (D), enfatizando que a propaganda pode assumir papel manipulador de acordo com interesses políticos ou pessoais.

Logo, a resposta correta é a opção (D).

Dicas

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Observe como os governos anunciavam seus feitos para ganhar apoio da população.
Pense na relação entre propaganda e manipulação ideológica num contexto histórico.

Erros Comuns

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Assumir que toda propaganda é necessariamente falsa ou metafórica.
Acreditar que a propaganda é sempre neutra e objetiva.
Confundir propaganda oficial do governo com informação jornalística imparcial.
Revisão

É importante relembrar dois conceitos centrais:

  • Propaganda: Ferramenta de disseminação de ideias, amplamente utilizada por governos, empresas e organizações com a intenção de influenciar ou convencer o público-alvo de algo específico.
  • Manipulação Ideológica: Uso de discursos, imagens ou estratégias que induzem o público a aceitar, muitas vezes de forma acrítica, conceitos e valores de um grupo dominante.
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