Vai prestar o CNU?

Prepare-se com a AIO e ganhe tempo direcionando os seus estudos

Inscreva-se já!
Ganhe 30% de desconto no lançamento

ENEM 2014

TEXTO I

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate o empecilho à ação, e sim o fato de que não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

 

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado)

 

TEXTO II

Um cidadão pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar a justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos e tempo prefixados.

 

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

 

Comparando os textos I e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quando para Aristóteles (no século IV a.C.) a cidadania era definida pelo (a)

A)

prestígio social.

B)

acúmulo de riqueza.

C)

participação política.

D)

local de nascimento.

E)

grupo de parentesco.

Ver resposta
Ver resposta
Resolução
Esta questão requer que o aluno compreenda os conceitos de cidadania de acordo com Tucídides e Aristóteles. Ambos os filósofos definem a cidadania como uma participação ativa na política e na administração da justiça. Portanto, a resposta correta é a opção C.
Resposta C
1 min
Dicas
expand_more
expand_less
Leia atentamente os textos I e II.
Concentre-se na definição de cidadania de acordo com Tucídides e Aristóteles.
Considere o papel da participação política na definição de cidadania.
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Escolher uma opção baseada em conceitos modernos de cidadania, em vez de se concentrar nas definições de Tucídides e Aristóteles.
Não ler completamente os textos.
Conceitos chave
A cidadania, de acordo com Tucídides e Aristóteles, é definida pela participação ativa na política e na administração da justiça. Isso significa que um cidadão é alguém que tem o direito e a responsabilidade de participar das decisões que afetam a comunidade.
Estratégia de resolução
Leia atentamente os textos e as opções de resposta. Concentre-se na definição de cidadania de acordo com Tucídides e Aristóteles.
66%
Taxa de acerto
19.8
Média de pontos TRI

Habilidade

Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Use IA e o maior banco de questões para conquistar a sua vaga dos sonhos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom, formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah, formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar