ENCCEJA 2020

TEXTO I

 

    O brinquedo é representado como um “objeto suporte da brincadeira”. Os brinquedos podem ser considerados estruturados e não estruturados. São designados brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos. Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias. A brincadeira se distingue por alguma estruturação e pela utilização de regras. Na brincadeira, a existência de regras não limita a ação lúdica; a pessoa pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, adotar as próprias regras. Assim, existe maior liberdade de ação para os participantes. Já a concepção de jogo está integrada tanto ao objeto quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e estabelecida por um princípio de regras mais explícitas.

Disponível em: www.portaldasmissoes.com.br. Acesso em: 31 out. 2019 (adaptado).

 

TEXTO II

De acordo com o Texto I, a situação representada pelo Texto II é um(a)

a

brincadeira com uso de brinquedos estruturados e não estruturados.

b

atividade recreativa com brinquedos industrializados.

c

ação lúdica com finalidade competitiva.

d

jogo com utilização de regras próprias.

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Resposta
A

Resolução

Para resolver esta questão, primeiramente precisamos entender a diferença entre brinquedos estruturados (aqueles produzidos industrialmente e que vêm prontos para a brincadeira) e não estruturados (aqueles que podem ser criações espontâneas, customizadas, feitas a partir de materiais disponíveis). No Texto I, fica claro que a “brincadeira” não depende de regras rígidas e pode se abrir a alterações, sugestões, modificações e inventividade dos participantes. Observando o Texto II, percebemos que as crianças utilizam objetos que podem ter sido improvisados (possivelmente um cabo de vassoura como “cavalo” e um bastão de madeira como “espada”). Assim, estão misturando tanto um brinquedo que pode ter sido adaptado (não estruturado) com algum outro que pode ser ou não estruturado, mas sem qualquer imposição fixa de regras complexas. Logo, conclui-se que a cena ilustrada corresponde a uma brincadeira com brinquedos estruturados e não estruturados, pois não há evidência de regras predeterminadas e fechadas, e sim liberdade para imaginar e inventar.

Dicas

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Verifique como o Texto I diferencia brinquedo estruturado e não estruturado.
Observe se na cena há regras evidentes ou maior liberdade.
Leia atentamente a definição de brincadeira e jogo para ver em qual a imagem se encaixa.

Erros Comuns

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Confundir a possibilidade de haver uma espada de brinquedo industrializada com a necessidade de serem todos brinquedos estruturados. Eles podem ser híbridos.
Achar que a ilustração representa um jogo competitivo quando, na verdade, a brincadeira não tem finalidade competitiva explícita.
Supervalorizar a ideia de regra fixa e achar que toda brincadeira infantil envolve um jogo formal.
Revisão
• Brinquedo estruturado: é aquele fabricado industrialmente ou que já vem pronto para uso (como bonecas, carrinhos de controle remoto, etc.).
• Brinquedo não estruturado: é aquele que resulta da criatividade individual ou coletiva, não vindo pronto de fábrica (pode ser um objeto encontrado no cotidiano e transformado em brinquedo, como um cabo de vassoura, gravetos como “espadas” etc.).
• Brincadeira: atividade lúdica livre, sem regras fixas, ou com regras flexíveis que podem ser alteradas pelos participantes.
• Jogo: possui regras mais estabelecidas e estruturadas, as quais devem ser seguidas de forma mais rígida.
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