UNIPAM 2021

Texto I - "Em meados do século XVIII, Portugal era um país atrasado, em relação às grandes potências europeias. Com a ascensão do rei Dom José I ao trono (1750) foi nomeado ministro Sebastião José de Carvalho, futuro Marquês de Pombal. (...) A Reforma Pombalina representou um grande esforço no sentido de tornar mais eficaz a administração portuguesa, ao introduzir modificações no relacionamento Metrópole-Colônia. A reforma combinava o absolutismo ilustrado com a tentativa de uma aplicação consequente das doutrinas mercantilistas".

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 9. Ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 110).

 

Texto II – "A partir do início do reinado de José I (1750-1777), Portugal viveu a ‗era das reformas pombalinas‘, pois uma parte significativa da vida da metrópole e de suas colônias sofreu o impacto da ação do todo-poderoso ministro do rei. Com a ascensão do futuro marquês de Pombal ao ministério, ele foi o responsável por uma nova visão do papel do Estado e sua reforma deveria revigorar a política mercantilista monopolista, com rigoroso controle da administração, do orçamento, da polícia e da Justiça".

(MOTA, Carlos Guilherme; LOPEZ, Adriana. História do Brasil – uma interpretação. São Paulo: Editora 34, 2015, p. 184).

 

A partir dos textos I e II, sobre as medidas das reformas pombalinas, julgue as considerações a seguir.

 

I. Pombal tentou proibir o contrabando de diamantes e ouro e, por isso, em Minas Gerais, o imposto de capitação foi substituído pelo antigo quinto do ouro.

II. Uma das medidas polêmicas de Pombal foi a expulsão da Companhia de Jesus de todos os territórios portugueses e inclusive com o confisco de seus bens.

III. Pombal buscou promover a integração efetiva dos indígenas como colonos à civilização portuguesa e por isso extinguiu a escravidão dos mesmos tornando o índio um súdito como qualquer outro habitante livre da colônia.

IV. A revolução cultural pombalina, inspirada nos ideais iluministas, se deu através da instituição de uma reforma educacional que substituía a tradicional organização da educação jesuítica, por meio de uma nova metodologia educacional, considerada moderna. Assim, em Portugal, o ensino público passou a ser mantido pelo Estado e, no Brasil, desapareceu o curso de humanidades, substituído pelas "aulas régias".

 

São considerações CORRETAS:

a

I e II apenas.

b

I, II e IV apenas.

c

III e IV apenas.

d

I, II, III, IV.

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D
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