ENEM 2013

TEXTO I 

Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança. 

Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotasi – Revista de Estudos Literários. Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998. 

 

TEXTO II 

As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas. 

MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor (1878). Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).

 

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)

a

submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.

b

acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.

c

ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.

d

proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte.

e

valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.

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Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão:

O objetivo da questão é identificar a representação social da mulher que é comum aos dois textos apresentados, ambos referentes ao século XIX no Brasil.

1. Leitura e Interpretação do Texto I:

  • O Texto I, um comentário do Padre Lopes da Gama de 1839, descreve a rotina de uma mulher: acorda tarde, vai ao teatro e à dança, lê romances, observa a rua, passa horas se arrumando (penteado), pratica piano e tem aulas de francês ou dança.
  • A descrição foca em atividades de lazer, cultura (limitada ao que era considerado apropriado para mulheres da época), e cuidados com a aparência.
  • O tom do padre pode ser interpretado como crítico ("desperdiçar o tempo"), sugerindo que essa vida era vista como ociosa ou fútil por parte da sociedade ou de figuras de autoridade moral.
  • Embora não mencione explicitamente confinamento, a rotina descrita sugere uma vida restrita a certas esferas (doméstica, social controlada) e focada em papéis de gênero específicos (preparação para a vida social, casamento, ser um ornamento). Isso indica uma submissão às normas sociais da época, definidas por uma estrutura patriarcal.

2. Leitura e Interpretação do Texto II:

  • O Texto II, de Joaquim Manuel de Macedo (1878), descreve as casas com janelas e portas gradeadas ("treliças").
  • Macedo é explícito ao comparar essas casas a "grandes gaiolas".
  • Ele afirma que nessas "gaiolas", pais e maridos "zelavam" (guardavam, vigiavam) as filhas e esposas, mantendo-as "sonegadas à sociedade" (escondidas, privadas do convívio social).
  • Este texto aborda diretamente o tema do confinamento físico e social das mulheres, imposto por figuras masculinas (pais e maridos), característico da sociedade patriarcal.

3. Identificação do Ponto Comum:

  • Ambos os textos, apesar de focarem em aspectos diferentes (rotina X espaço físico), retratam a mulher em uma posição de controle e limitação dentro da sociedade oitocentista brasileira.
  • O Texto I mostra uma vida moldada por expectativas sociais de gênero, com atividades que, embora pareçam de lazer, preenchem um papel pré-definido e limitado.
  • O Texto II descreve a restrição física e social imposta pelos homens da família.
  • O elemento comum é a falta de autonomia e a subordinação da mulher às estruturas e normas sociais dominadas pelos homens (pais, maridos, sociedade em geral). Essa estrutura é a patriarcal, que relegava a mulher a um papel secundário e controlado.

4. Análise das Alternativas:

  • A: submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família. Esta alternativa alinha-se com a interpretação de ambos os textos. O controle descrito (implícito no Texto I pela rotina prescrita e explícito no Texto II pelo confinamento) é uma manifestação da submissão de gênero dentro de um sistema patriarcal.
  • B: acesso aos produtos de beleza... Apenas o Texto I menciona cuidados com a aparência, e não há relação direta com a abertura dos portos em nenhum dos textos. Não é comum a ambos.
  • C: ampliação do espaço de entretenimento... O Texto I menciona entretenimento, mas restrito a uma classe e tipo específico, enquanto o Texto II fala de confinamento, o oposto da ampliação. Não é comum a ambos.
  • D: proteção da honra... Embora o confinamento no Texto II pudesse ser justificado como "proteção da honra", este não é o foco principal e não está presente no Texto I. A "disputa masculina" e "damas da corte" não são mencionadas.
  • E: valorização do casamento cristão... Casamento está implícito (esposas), mas a valorização cristã ou interesses de herança não são temas centrais em nenhum dos textos.

5. Conclusão:

A representação social comum a ambos os textos é a da mulher submetida às regras e ao controle impostos pela sociedade patriarcal da época, onde sua vida era definida e limitada por figuras masculinas e por expectativas de gênero rígidas. Portanto, a alternativa A é a correta.

Dicas

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Qual é a condição geral da mulher descrita no Texto I, considerando as atividades e o possível tom do autor?
Qual é a imagem central usada no Texto II para descrever a situação das mulheres em casa?
Que tipo de estrutura social explicaria tanto a rotina controlada do Texto I quanto o confinamento do Texto II?

Erros Comuns

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Focar em detalhes presentes em apenas um dos textos (ex: as atividades de lazer do Texto I ou a metáfora da gaiola do Texto II) e não buscar a ideia comum.
Interpretar a rotina do Texto I como liberdade ou autonomia, sem perceber a crítica implícita ou as limitações de gênero subjacentes.
Não compreender o conceito de sociedade patriarcal e como ela se manifesta nas situações descritas.
Generalizar excessivamente a partir de um detalhe (ex: associar 'toucador' a toda a questão econômica da beleza ou 'zelavam' unicamente à proteção da honra).
Confundir a descrição de uma rotina (Texto I) com uma aprovação dessa rotina.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Representação Social: São as ideias, imagens e conhecimentos compartilhados por um grupo social sobre um determinado objeto, pessoa ou fenômeno. No caso, como a sociedade do século XIX via e retratava o papel e o lugar das mulheres.
  • Patriarcado / Concepção Patriarcal: Sistema social em que os homens (especialmente pais e maridos) detêm o poder primário e predominam em papéis de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle da propriedade. A família patriarcal é aquela onde o homem mais velho (ou o marido/pai) é a autoridade principal.
  • Contexto Histórico (Brasil, Século XIX): Período marcado por fortes estruturas patriarcais, especialmente nas elites. As mulheres, sobretudo as de classes mais altas, tinham sua vida social e pessoal rigidamente controlada, com foco no casamento, na administração do lar e na manutenção da honra familiar. O acesso à educação e à vida pública era extremamente limitado.
  • Submissão de Gênero: Refere-se à posição de inferioridade ou subordinação imposta a um gênero (neste caso, o feminino) em relação a outro (o masculino) dentro de uma estrutura social.
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