TEXTO I
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.
Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotasi – Revista de Estudos Literários. Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.
TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor (1878). Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).
A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.
acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.
ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.
proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte.
valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.
Análise Detalhada da Questão:
O objetivo da questão é identificar a representação social da mulher que é comum aos dois textos apresentados, ambos referentes ao século XIX no Brasil.
1. Leitura e Interpretação do Texto I:
2. Leitura e Interpretação do Texto II:
3. Identificação do Ponto Comum:
4. Análise das Alternativas:
5. Conclusão:
A representação social comum a ambos os textos é a da mulher submetida às regras e ao controle impostos pela sociedade patriarcal da época, onde sua vida era definida e limitada por figuras masculinas e por expectativas de gênero rígidas. Portanto, a alternativa A é a correta.
Revisão de Conceitos:
Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.