ENEM 2020

TEXTO I


E pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
E a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba-do-campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o matita-pereira

TOM JOBIM. Águas de março. O Tom de Jobim e o tal de João Bosco (disco de bolso). Salvador. Zen Produtora, 1972 (fragmento).


TEXTO II


    A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada. Para ninguém, nem mesmo para Tom Jobim. Duas fontes são razoavelmente conhecidas. A primeira é o poema O caçador de esmeraldas, do mestre parnasiano Olavo Bilac: “Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada/ do outono, quando a terra em sede requeimada/ bebera longamente as águas da estação [...]'. E a outra é um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi: “É pau, é pedra, é seixo miúdo, roda a baiana por cima de tudo”. Combinar Olavo Bilac e macumba já seria bom; mas o que se vê em Águas de março vai muito além: tudo se transforma numa outra coisa e numa outra música, que recompõem o mundo para nós.

NESTROVSKI, A O samba mais bonito do mundo In: Três canções de Tom Jobim. São Paulo Cosac Naify. 2004


Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro, o Texto Il destaca o(a)

a

diálogo que a letra da canção estabelece com diferentes tradições da cultura nacional.

b

singularidade com que o compositor converte referências eruditas em populares.

c

caráter inovador com que o compositor concebe o processo de criação artística.

d

relativização que a letra da canção promove na concepção tradicional de originalidade.

e

resgate que a letra da canção promove de obras pouco conhecidas pelo público no pais.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
2 min

Resolução

A questão pede para identificar o que o Texto II destaca sobre a canção "Águas de Março" (Texto I) ao situá-la no panorama cultural brasileiro.

1. Leitura e Análise do Texto I: O Texto I é um fragmento da letra da canção "Águas de Março" de Tom Jobim. Apresenta uma sequência de substantivos e expressões curtas, iniciadas majoritariamente por "É", criando um mosaico de imagens que remetem à natureza, ao cotidiano, à vida e à morte, e a elementos da cultura brasileira ("peroba-do-campo", "Caingá", "candeia", "matita-pereira").

2. Leitura e Análise do Texto II: O Texto II é um texto crítico que comenta a inspiração por trás de "Águas de Março". O autor afirma que a canção não surgiu do nada ("nada vem do nada") e aponta duas fontes principais:

  • O poema "O caçador de esmeraldas" de Olavo Bilac, um poeta parnasiano (considerado parte da cultura erudita).
  • Um "ponto de macumba" (canto ritualístico de religiões afro-brasileiras, parte da cultura popular) gravado por J. B. Carvalho, que contém a estrutura "É pau, é pedra...".

O texto enfatiza que Tom Jobim combinou essas duas fontes muito distintas ("Combinar Olavo Bilac e macumba") e as transformou em algo novo ("uma outra coisa e numa outra música").

3. Análise do Comando da Questão: O comando pede para identificar o que o Texto II *destaca* sobre a canção no contexto cultural brasileiro. Portanto, a resposta deve se basear na ideia central apresentada pelo Texto II.

4. Avaliação das Alternativas:

  • A) diálogo que a letra da canção estabelece com diferentes tradições da cultura nacional. Esta alternativa está diretamente alinhada com a análise do Texto II. O texto explicitamente menciona a combinação de uma fonte erudita (Bilac) e uma fonte popular/religiosa (ponto de macumba), representando diferentes tradições da cultura brasileira. O Texto II destaca justamente esse diálogo.
  • B) singularidade com que o compositor converte referências eruditas em populares. O Texto II menciona referências eruditas e populares, mas não afirma que Jobim converteu as eruditas em populares. Ele as *combinou* e *transformou* em algo novo, que não é necessariamente apenas popular.
  • C) caráter inovador com que o compositor concebe o processo de criação artística. Embora a canção seja inovadora, o foco principal do Texto II não é a inovação em si, mas *de onde* essa inovação provém: da combinação de diferentes tradições culturais.
  • D) relativização que a letra da canção promove na concepção tradicional de originalidade. O Texto II menciona "nada vem do nada", o que toca na questão da originalidade e influência. No entanto, o destaque do texto é o *diálogo cultural específico* (Bilac + macumba), e não uma discussão abstrata sobre o conceito de originalidade.
  • E) resgate que a letra da canção promove de obras pouco conhecidas pelo público no pais. O Texto II menciona Olavo Bilac, que é um autor canônico e muito conhecido. Embora o ponto de macumba possa ser menos conhecido, o texto não enfatiza um "resgate" de obras obscuras, mas sim a *combinação* de fontes de naturezas distintas.

5. Conclusão: A alternativa que melhor resume o destaque dado pelo Texto II à canção "Águas de Março" no panorama cultural brasileiro é a A, pois o texto se concentra em mostrar como a composição resulta do diálogo entre a tradição literária erudita e a tradição musical popular/religiosa.

Portanto, a alternativa correta é a A.

Dicas

expand_more
Concentre-se no que o Texto II afirma sobre as *origens* ou *inspirações* da canção "Águas de Março".
Observe os *dois exemplos específicos* de fontes que o Texto II menciona.
Pense sobre a *natureza* de cada uma dessas fontes (são parecidas? são diferentes? pertencem a que esferas da cultura?).

Erros Comuns

expand_more
Focar apenas em uma das fontes mencionadas no Texto II (só Bilac ou só o ponto de macumba) e não na combinação delas.
Interpretar a "transformação" mencionada no Texto II como uma simples conversão do erudito em popular (erro da alternativa B).
Dar mais importância à ideia geral de "inovação" (alternativa C) do que ao modo específico como essa inovação se manifesta segundo o Texto II (o diálogo cultural).
Confundir a menção à influência ("nada vem do nada") com o foco principal do texto, que é o diálogo entre tradições específicas (erro da alternativa D).
Assumir que as fontes mencionadas eram desconhecidas ou que o objetivo era resgatá-las (erro da alternativa E).
Revisão

Intertextualidade:

Refere-se à relação que um texto (literário, musical, visual, etc.) estabelece com outros textos preexistentes. Essa relação pode se dar por meio de citação, alusão, paródia, paráfrase, ou outras formas. No caso da questão, o Texto II aponta a intertextualidade em "Águas de Março" ao identificar suas fontes em um poema de Olavo Bilac e em um ponto de macumba.

Diálogo Cultural:

Refere-se à interação, influência mútua e combinação de elementos provenientes de diferentes esferas culturais (como a erudita e a popular, a literária e a musical, a religiosa e a secular). O Texto II destaca como Tom Jobim promoveu um diálogo cultural ao fundir elementos da poesia parnasiana com a música afro-brasileira.

35%
Taxa de acerto
4.1
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar