ESCS 2012

Texto I

 

Bucólica

Agora vamos correr o pomar antigo

Bicos aéreos de patos selvagens

Tetas verdes entre folhas

E uma passarinhada nos vaia

Num tamarindo

Que decola para o anil

Árvores sentadas

Quitandas vivas de laranjas maduras

Vespas.

Oswald de Andrade. Pau Brasil. 2.ª ed. São Paulo: Globo, 2003, p. 132. 

 

Texto II

 

O trovador

Sentimentos em mim do asperamente

dos homens das primeiras eras...

As primaveras de sarcasmo

intermitentemente no meu coração arlequinal...

Intermitentemente...

Outras vezes é um doente, um frio

na minha alma doente como um longo som redondo

Cantabona! Cantabona!

Dlorom...

Sou um tupi tangendo um alaúde!

Mário de Andrade. Poesia reunida. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005, p. 83. 

Com base nos textos I e II, assinale a opção correta.

a

Nos dois poemas, destaca-se a ironia, representada a partir dos títulos, que geram expectativas que não se realizam no conteúdo expresso nos versos.

b

O primeiro verso do poema Bucólica — “Agora vamos correr o pomar antigo” — e o último verso do poema O trovador — “Sou um tupi tangendo um alaúde!” — revelam os anseios de construção de uma poesia voltada para o passado indianista.

c

O corte abrupto nos versos caracteriza a poesia de Oswald de Andrade como futurista.

d

Nesses dois poemas, os versos foram construídos por enjambement.

e

Ambos os autores utilizaram metáforas para caracterizar o trabalho do poeta.

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Resposta
A

Resolução

1. Leitura atenta da questão

O enunciado pede que, com base nos textos I ("Bucólica") e II ("O trovador"), identifiquemos a opção correta. Devemos analisar o título e o conteúdo de cada poema e verificar qual alternativa descreve melhor a relação entre eles.

2. Interpretação dos poemas

Texto I (Bucólica): o título remete à poesia pastoral, mas o poema traz imagens inusitadas e contrastantes ("tetas verdes", "bicos aéreos de patos selvagens"), gerando estranhamento e efeito irônico.

Texto II (O trovador): o título evoca o poeta medieval (trovador), mas o conteúdo é fragmentado, intermitente e faz uso de alusões inesperadas ("um tupi tangendo um alaúde"), também subvertendo o esperado.

3. Confronto com as alternativas

  • A. Destaca a ironia criada pela diferença entre título e conteúdo. Corresponde ao que ocorre nos dois poemas.
  • B. Afirma anseios indianistas; entretanto, trata-se de um uso irônico ou experimental de referência indígena, não de um resgate do indianismo romântico.
  • C. Liga os cortes abruptos a futurismo; porém, Oswald de Andrade pertence ao modernismo (fase Pau-Brasil), e o poema não exibe características típicas do futurismo.
  • D. Alega uso de enjambement; na verdade, os versos são curtos e apresentam sentido completo em cada linha, sem continuidade sintática entre versos.
  • E. Diz que ambos usam metáforas para caracterizar o trabalho do poeta; mas "Bucólica" não comenta a ação poética e "O trovador" faz metáforas de sentimentos, não do labor do poeta.

4. Conclusão

A alternativa A é a que descreve corretamente o efeito de ironia presente nos dois poemas, pois os títulos geram expectativas que não se confirmam no conteúdo.

Dicas

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Observe o contraste entre o que o título sugere e o que o poema efetivamente apresenta.
Questione se as referências a índios ou ao passado têm caráter de idealização ou de ironia.
Analise se há continuidade sintática entre os versos para verificar a presença de enjambement.

Erros Comuns

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Confundir modernismo (Pau-Brasil) com futurismo e atribuir características equivocadas a Oswald de Andrade.
Identificar enjambement apenas pela fragmentação dos versos, sem verificar continuidade sintática.
Interpretar referências indígenas como expressão de indianismo romântico, sem notar o caráter irônico.
Supor que qualquer metáfora no poema descreve o trabalho do poeta, sem analisar o contexto.
Revisão

Conceitos Relevantes

  • Ironia: figura de linguagem que cria contraste entre o que se espera e o que é realmente apresentado.
  • Modernismo Brasileiro (fase Pau-Brasil): busca de linguagem inovadora, valorização do Brasil e experimentação estética, sem retorno ao indianismo romântico.
  • Indianismo: tendência romântica que idealizava a figura do índio. Aqui, as alusões indígenas são usadas de forma irônica ou experimental.
  • Futurismo: vanguarda europeia que exaltava máquinas e velocidade. Não se aplica à poesia de Oswald de Andrade neste caso.
  • Enjambement: continuidade sintática entre versos. Ausente nos poemas, pois cada verso encerra seu sentido.
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