Texto I
A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociedade. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975, p. 41.
Texto II
Da família à comunidade, a educação existe difusa em todos os mundos sociais, entre as incontáveis práticas dos mistérios do aprender; primeiro, sem classes de alunos, sem livros e sem professores especialistas; mais adiante, com escolas, salas, professores e métodos pedagógicos.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 10.
A educação como instituição social é um instrumento de análise sociológica, pois promove a socialização dos indivíduos nas sociedades modernas e
relaciona-se com outras instituições sociais, buscando elaborar critérios de seleção dos melhores indivíduos do grupo que contribuem para a manutenção da ordem social.
organiza a sociedade por meio do ensino formal, pois a educação informal contribui para organizar grupos afastados da sociedade capitalista global que possuem um saber difuso e prático.
possui como principal função preparar os indivíduos para os papéis ocupacionais e profissionais, reproduzindo o saber construído pelos especialistas e rompendo com abordagens críticas e criteriosas.
serve como instrumento de transmissão da herança cultural por meio de recursos científicos que expressam confiabilidade e precisão na reprodução de comportamentos aceitos no grupo.
contribui para a manutenção da sociedade por meio da transmissão de ideias, valores, normas e costumes de geração a geração, além de preparar os jovens para desempenharem os papéis sociais estabelecidos pela cultura.