TEXTO
Foi no continente africano que surgiram os grupos humanos mais antigos de que temos notícias. [...] Conhecer a história da África é, portanto, uma excursão pelo próprio surgimento da humanidade e de seu progresso tecnológico. [...] Até o século XX, o continente africano não estava dividido em países como hoje. Essa forma de organização social foi imposta pelas nações europeias no processo de colonização, que ocorreu, mais ou menos, entre 1890 e 1960.
FRAGA, W. Uma história da cultura afro-brasileira. São Paulo SP – ed. Moderna, 2009 p. 13
Sobre as características do continente africano, no que se refere ao processo de formação sócio, econômico e cultural, podemos afirmar corretamente que
devido a sua enorme diversidade étnica e cultural da África está dividida em dois grandes territórios separados pela Floresta Equatorial: a África do Sul, desenvolvida economicamente e de cultura árabe e a África do Norte, pouco explorada economicamente e com predomínio de cultura tribal.
nas últimas décadas do século XX, os países africanos, de modo geral, integraram-se ao circuito produtivo mundial, produzindo matériaprima e tecnologia na chamada nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho).
grande parte dos países que formam o continente africano tiveram suas fronteiras traçadas por países colonizadores que preocuparam-se com as culturas das diversas etnias e com o uso de seus territórios.
devido a sua enoa exploração do continente africano pelos países europeus, principalmente, desde o século XIX, após o Congresso de Berlim, ajuda a explicar os conflitos étnicos, culturais e religiosos na atualidade da África.
considerando que a indústria é a atividade econômica predominante no continente, a população urbana é superior à rural e apresentase bem distribuída no território.