FMC 2018/2

Texto 

 

Essa tal felicidade

Manoel Carlos

 

  Quanto tempo perdemos à procura de uma
grande história, até nos darmos conta de que não
apenas as grandes, mas também as pequenas já
foram encontradas, usadas e descartadas. E, a
[5] partir daí, o mérito será daquele que melhor souber
reciclá-las. Nessas noites mal dormidas,
atormentados com alguma coisa que queremos
contar, transpor para o papel, nem sempre as
palavras nos acodem. E, nessa busca inútil,
[10] deixamos de ver o que está diante de nossos
olhos. (...)
  Vejam o caso de Alexandre, o Grande, que
conquistou o mundo e passou à posteridade como
o comandante militar mais poderoso da história.
[15] Sabem como ele morreu? Da picada de um
mosquito! Isso mais de 300 anos antes de Cristo!
(...)
  Estava folheando um livro de nome muito
sugestivo, Assim morreram os ricos e famosos, e
me caiu sob os olhos esse episódio da morte de
[20] Alexandre, me pondo a pensar que o mundo não
precisa de nossa imaginação. O que é verdadeiro
sempre será mais rico do que o que somos
capazes de inventar. E que a Morte, mais do que a
vida, é uma grande contadora de histórias.
[25]   O escritor francês Albert Camus escreveu:
“Todos os grandes feitos e as grandes reflexões
têm origem ridícula. Grandes obras, com
frequência, nascem numa esquina de rua ou na
porta giratória de um restaurante”. E que até um
[30] mísero mosquito pode derrotar Alexandre, o
Grande, reduzindo o esplendor de sua vida. Que
nem sempre os maiores temas estão na cabeça
dos maiores poetas. Os menores muitas vezes
chegam antes e descobrem que a Felicidade é a
[35] grande atração no espetáculo de nossa vida. Um
cético nos perguntará: “Mas essa tal Felicidade
existe?”
  Se essa pergunta for feita, como resposta
poderemos citar três versos do poeta Vicente de
[40] Carvalho:
  Existe, sim, mas nós não a alcançamos
  Porque está sempre apenas onde a pomos
  E nunca a pomos onde estamos.

Adaptado. Fonte: Veja Rio,4 abr. 2018, p. 50

Em “Grandes obras, com frequência, nascem numa esquina de rua ou na porta giratória de um restaurante” (linhas 27 a 29), o adjetivo “grandes” é empregado em sentido

a

subjetivo, referindo-se ao tamanho da obra.

b

subjetivo, referindo-se à importância da obra. 

c

objetivo, referindo-se à importância da obra.

d

objetivo, referindo-se ao local de nascimento da obra. 

e

subjetivo, referindo-se à frequência de publicação da obra.

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