TEXTO
Criado na década de 1960, o conceito de ética ambiental tem origem filosófica e consiste em um conjunto de teorias e indicações práticas que têm o meio ambiente como foco. Além de buscar promover uma relação mais próxima e cuidadosa para com o meio natural, a ética ambiental preconiza que as relações entre os seres humanos sejam respeitosas e construtivas e que esta lógica se estenda ao relacionamento com animais, plantas, espécies e ecossistemas.
(Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/meioambiente/importancia-conceito-de-etica-ambiental/ acesso 17/04/2017)
TEXTO
Nesse começo do terceiro milênio, somos uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, 80% vivendo em cidades. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz dilemas que põe em risco as riquezas naturais. O avanço das tecnologias em todos os campos, tende a distanciar as pessoas dos problemas socioambientais que estão ao seu redor.
(Texto Base Campanha da Fraternidade 2017, CNBB, páginas 14 e 15).
TEXTO
A partir das informações contidas nos textos e na charge, refletindo sobre os homens e a economia brasileira, podemos entender que
os diversos ciclos econômicos brasileiros, como pau-brasil, açúcar, café e mineração, sempre estiveram pautados pelas diretrizes dos textos e produziram os efeitos apresentados na charge.
o ciclo econômico da borracha na região amazônica não atendeu as diretrizes dos textos apresentados, porém não gerou, em decorrência de suas técnicas extrativistas, um quadro ambiental como aquele descrito na charge.
o ciclo econômico cafeeiro consolidado no Segundo Reinado atendeu plenamente as diretrizes dos textos. Entretanto, a destruição da mata atlântica em regiões como o Vale do Paraíba fluminense e oeste paulista, gerou um quadro ambiental correlato ao apresentado na charge.
os ciclos econômicos brasileiros, como pau-brasil, açúcar, café e mineração, não seguiram as diretrizes dos textos. Porém, jamais causaram os efeitos apresentados na charge.
a cultura cafeeira vigente na República Velha Brasileira atendia plenamente as diretrizes de ética ambiental sugeridas nos textos. Tal condição, projetava-se ao quadro político do período, onde o voto secreto era plena expressão do exercício coletivo da cidadania.