CESMAC Medicina 2020/1

TEXTO

 

Como uma onda

 

1. Toda língua muda com o tempo. Por mais que isso pareça óbvio, vale a pena repetir. Basta comparar um texto escrito em português na Idade Média, ou em 1600, ou mesmo há cem anos com qualquer coisa publicada nos dias de hoje.

2. As diferenças saltam aos olhos, e as dificuldades de compreensão vão crescendo quanto mais a gente recua no tempo.

3. Lendo as gramáticas, a gente tem a impressão de que a língua está pronta e acabada, que ela pode até ter sofrido transformações no passado, mas que, agora, as regras estão fixadas para sempre. Mas isso é uma ilusão.

4. Enquanto tiver gente falando uma língua, ela vai sofrer variação e mudança, incessantemente. Os mesmos processos que fizeram a língua mudar no passado continuam em ação, fazendo a língua mudar neste exato momento em que você me lê.

5. Apesar dessa obviedade, a mudança linguística sempre foi encarada como um problema, uma coisa negativa, um sinal de ruína, decadência e corrupção da língua.

6. No entanto, a mudança é inevitável: tudo no universo, na natureza, na sociedade passa incessantemente por processos de mudança, de obsolescência, de reinvenção, de evolução... Por que só a língua teria de ficar parada no tempo e no espaço?

7. Todas as demais instituições humanas sofrem mudança; por que a língua não sofreria? Na verdade, o melhor seria dizer: os falantes mudam a língua o tempo todo!

(Marcos Bagno. Nada na língua é por acaso. São Paulo: Parábola, 2007, p 163-164).

Analise os seguintes fragmentos do texto: “Mas isso é uma ilusão”. “Apesar dessa obviedade.” Uma propriedade sintático-semântica dos dois termos em negrito é que eles:

a

funcionam como pronomes de diferentes paradigmas e categorias e deixam o texto menos claro.

b

promovem a leitura menos crítica da sequência do texto e podem obscurecer os sentidos pretendidos ou simplesmente explícitos.

c

adotam regras de concordância diferenciadas obscurecendo os sentidos do parágrafo onde constam.

d

podem retomar fragmentos anteriormente referidos e, assim, promover a articulação entre partes diferentes do texto. 

e

são palavras mais ligadas à gramática e, assim, carecem de significação que remeta ao mundo das coisas.

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Resposta
D

Resolução

Para resolver a questão, siga estes passos:

  1. Localize as ocorrências dos termos em negrito no texto: “Mas isso é uma ilusão” (fr. 3) e “Apesar dessa obviedade” (fr. 5).
  2. Classifique sintaticamente “isso” e “dessa”: ambos são pronomes demonstrativos com valor anafórico, ou seja, retomam algo mencionado anteriormente no discurso.
  3. Verifique a função semântica e coesiva: esses pronomes retomam ideias ou trechos que já foram expressos, estabelecendo ligação entre as partes do texto e garantindo a coesão referencial.
  4. Compare as opções: apenas a alternativa D afirma corretamente que esses termos podem retomar fragmentos já referidos e, assim, articular diferentes partes do texto.
  5. Conclusão: a resposta correta é a letra D.

Dicas

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Perceba o que “isso” e “dessa” estão retomando no texto.
Pense em como o texto mantém a ligação entre frases diferentes.
Relembre a definição de coesão referencial.

Erros Comuns

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Confundir pronome demonstrativo com advérbio ou conjunção.
Achar que pronomes neutros não têm função semântica relevante.
Associar esses termos apenas à gramática sem perceber seu papel de coesão.
Revisão

Pronomes demonstrativos: palavras que indicam a posição de algo em relação ao falante, ao interlocutor ou ao próprio texto. Exemplos: este, essa, aquilo, isso, etc. Quando usados anaforicamente, eles retomam segmentos já mencionados.

Coesão referencial: mecanismo que liga diferentes partes de um texto por meio de elementos (pronomes, advérbios, etc.) que remetem a termos ou ideias já apresentados, evitando repetições e garantindo continuidade ao discurso.

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