Texto base:
O contexto da realização da Gioconda (Mona Lisa) é relativamente bem conhecido. Para a disposição formal da Gioconda, o artista baseou-se em exemplos de retratos florentinos dos finais do século XV, ou seja, o foco no busto voltado cerca de dois terços para o observador, ornado por vezes com duas colunas que faziam a transição para um fundo com paisagem. Sobre essa produção artística, que se localiza nas artes visuais (artes plásticas), é correto afirmar:
O autor da obra é Leonardo da Vinci, que a produziu em óleo sobre choupo, 77X53 cm, encontrada hoje em Paris (França), no museu do Louvre.
Miguel Ângelo produziu a obra na Renascença e hoje podemos visualizá-la no teto da Capela Sistina, na cidade do Vaticano, residência oficial do Papa.
Trata-se de uma produção artística de Sandro Botticelli, pintor italiano modernista que muito influenciou a pintura do século XX.
Picasso produziu a obra nos moldes renascentistas e podemos ter acesso à pintura no museu do Louvre, em Paris, França.
Anita Malfatti produziu a obra no Brasil e encaminhou para fazer parte do acervo do museu do Louvre, em Paris, França, em pleno período modernista.