Texto
As nove cantoras
paralíticas
Enquanto as filhas depositavam os panos de aniagem no vaso enorme, o velho
meneava a cabeça num ritmo alegre, contando para o animal de estimação uma
história tantas vezes por ele já ouvida.
As meninas, em número de nove, são as famosas cantoras do sítio. Famosas
[5] não só pelo fato de serem paralíticas, mas em virtude do raro talento que as domina.
Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter os
habitantes em absoluto silêncio durante o longo período das canções.
Um detalhe não passou desapercebido ao viajante Marcola que, segundo
contam, há muito viera ao lugarejo realizar um negócio rendoso com Arfan, o
[10] comprador de seda: as nove cantoras jamais envelhecem; sempre a mesma voz e
beleza.
Preocupado, pois justo é o receio de provocar desconfianças, Marcola investiga,
percorrendo as casas dos amigos e conhecidos com o objetivo de obter alguma
informação fiel. Após intensos contatos toma conhecimento de que uma senhora, de
[15] nome Falma, poderia revelar o segredo.
Procurou-a, pela manhã, no quartinho onde costurava e bordava. Perguntou,
inicialmente, se desejava perfumes e lenços finos. Retirou-se após a insistência, para
não causar embaraços.
Fonte: Prade, Péricles. Os milagres do cão Jerônimo; Alçapão para gigantes / Péricles Prades. 1ª ed.,1.reimp. – Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.pp.15 e 16.
Analise as proposições em relação ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Nas estruturas “em virtude do raro talento que as domina” (linha 5) e “no quartinho onde costurava e bordava” (linha 16), as palavras destacadas, na morfologia, são pronomes relativos e têm como antecedentes, respectivamente, talento e quartinho.
( ) Da leitura do conto, pode-se, por inferência, fazer a analogia entre a paralisia das cantoras e a juventude eterna delas, como se ambas – paralisia e eternidade – não se movessem, não passassem por modificações, ficando sempre do mesmo modo.
( ) Em “Marcola que, segundo contam, há muito viera” (linhas 8 e 9) a palavra destacada pode ser substituída por desde que e, ainda assim, mantêm-se o sentido e a coerência no texto, pois tanto segundo como desde que, na morfologia, são conjunções subordinativas temporais.
( ) No conto, o fantástico e o maravilhoso transparecem em várias passagens, como ocorre no seguinte segmento: “Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter os habitantes em absoluto silêncio durante o longo período das canções” (linhas 6 e 7).
( ) As palavras “lugarejo” (linha 9), “quartinho” (linha 16), “viajante” (linha 8) e “comprador” (linha 10) apresentam sufixos que designam, sequencialmente, diminutivo, diminutivo, profissão e agrupamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – F – F – V – V
V – V – V – V – F
F – V – F – V – F
F – F – V – F – V
V – V – F – V – F