Unit-AL 2018

TEXTO

 

Aos vícios 

 

Eu sou aquele que os passados anos 

Cantei na minha lira maldizente 

Torpezas do Brasil, vícios e enganos. 

 

E bem que os descantei bastantemente, 

[5] Canto segunda vez na mesma lira 

O mesmo assunto em pletro diferente. 

 

Já sinto que me inflama e que me inspira 

Tália, que anjo é da minha guarda 

Des que Apolo mandou que me assistira. 

 

[10] De que pode servir calar quem cala? 

Nunca se há de falar o que se sente?! 

Sempre se há de sentir o que se fala. 

 

Qual homem pode haver tão paciente, 

Que, vendo o triste estado da Bahia, 

[15] Não chore, não suspire e não lamente? 

O néscio, o ignorante, o inexperto, 

Que não elege o bom, nem mau reprova, 

Por tudo passa deslumbrado e incerto. 

 

E quando vê talvez na doce treva 

[20] Louvado o bem, e o mal vituperado, 

A tudo faz focinho, e nada aprova. 

 

Diz logo prudentaço e repousado: 

— Fulano é um satírico, é um louco, 

De língua má, de coração danado. 

 

[25] Se souberas falar, também falaras, 

Também satirizaras, se souberas, 

E se foras poeta, poetizaras. 

 

A ignorância dos homens destas eras 

Sisudos faz ser uns, outros prudentes, 

[30] Que a mudez canoniza bestas feras. 

 

Há bons, por não poder ser insolentes, 

Outros há comedidos de medrosos, 

Não mordem outros não — por não ter dentes. 

 

Quantos há que os telhados têm vidrosos, 

[35] e deixam de atirar sua pedrada, 

De sua mesma telha receosos? 

 

Uma só natureza nos foi dada; 

Não criou Deus os naturais diversos; 

Um só Adão criou, e esse de nada. 

 

[40] Todos somos ruins, todos perversos, 

Só os distingue o vício e a virtude, 

De que uns são comensais, outros adversos. 

 

Quem maior a tiver, do que eu ter pude, 

Esse só me censure, esse me note 

[45] Calem-se os mais, chitom, e haja saúde. 

MATOS, Gregório de. Aos vícios. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2017.

 

Observando-se os recursos estéticos e linguísticos disponíveis no poema “Aos vícios”, pode-se dizê-los pertencente ao estilo literário

a

simbolista, por apresentar uma associação de imagens oriundas do inconsciente coletivo. 

b

parnaso, pelo uso de versos decassílabos e rima ricas. 

c

romântico, pelo sentimentalismo acentuado à pátria, expresso em uma linguagem rica de adjetivos. 

d

realista, pela sua preocupação em descrever de maneira racional, sem nenhuma emotividade, sua realidade social. 

e

barroco, pela temática humanista abordada e pelo uso de uma linguagem original repleta de intenções políticosocial.

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