UEFS Caderno 1 2012/2

TEXTO:

 

Adalgisa

“Adalgisa mandou dizê

Que a Bahia tá viva ainda lá

Com a graça de Deus inda lá

Que nada mudou inda lá...”

(Dorival Caymmi)

 

    Aproveito o samba Adalgisa (1964), composição e

interpretação do nosso saudoso Dorival Caymmi, para

trocar algumas ideias sobre essa Bahia “que tá viva ainda

lá”. Vou considerar “ainda lá” como um lugar de origem

5 que torna a Bahia singular. Ele compôs Adalgisa no

tempo em que a Bahia foi colocada no turbilhão do

capitalismo transnacional e suas derivações

tecnoeconômicas. Adalgisa é um aviso importante,

animando-nos a acreditar, ainda, numa Bahia que insiste

10 em se manter viva. Viva face à teia dos valores que

tendem a transformá-la numa metrópole, extensão

geopolítica e expansionista de alguns estados nacionais

com suas supremacias étnicas e territoriais. Estamos

assistindo à imposição de um mercado global, que cria

15 cenários alegóricos, forjando um novo sujeito social: o

produtor/consumidor refém das leis do capital. Na Bahia

de Adalgisa, a população vive submetida à imposição

de políticas institucionais que não conseguem acolher

a identidade profunda da sua população.

20    “Ainda lá”, no recado de Adalgisa, é o lugar da

recusa à geografia civilizatória europocêntrica, e que

mantém comunidades estruturadas através do patrimônio

civilizatório africano. São comunidades que

continuam expandindo seus valores de civilização,

25 face às imposições espaço-temporais de cunho

militar-econômico que têm a pretensão de estabelecer

com a natureza uma relação mediatizada pela ciência e

a técnica, interferindo nos modos de elaboração de

mundo característicos da nossa gente. Mãe Aninha, a

30 Iyá Oba Biyi, afirmava ser a Bahia uma “Roma Negra”,

referindo-se metaforicamente à Bahia como uma pólis

transatlântica, referência de continuidade dos vínculos

comunitários da civilização africana.

    “Que nada mudou inda lá...”

35    A Bahia carrega um rico universo simbólico

africano-brasileiro sustentado por formas de

comunicação com narrativas sobre os princípios

fundadores que marcam o alvorecer da humanidade,

permitindo presentificar acontecimentos míticos,

40 aproximar-nos de tempos imemoriais, da relação entre

vida e morte, rememorar e reverenciar e cultuar a

ancestralidade de famílias, linhagens, personalidades

exponenciais que contribuíram para expandir e fortalecer

as instituições, remeter a lugares sagrados,

45 dramatizações que contam a história de afirmação das

nossas comunidades. Na Bahia, transborda a dinâmica

ininterrupta da ancestralidade africana, que constitui a

corrente sucessiva de gerações que mantêm o legado

dos nossos antepassados.

LUZ, Narcimária C. P. A Bahia tá viva ainda lá...”. A Tarde, Salvador, 15 jun. 2012. Caderno Opinião, p. A 2. 

No fragmento “Na Bahia de Adalgisa, a população vive submetida à imposição de políticas institucionais que não conseguem acolher a identidade profunda da sua população.” (l. 16-19), há uma enunciação em que

a

se fala do futuro interrelacionado com o presente.

b

as formas verbais indicam um presente atemporal.

c

o tempo verbal expressa um passado presentificado.

d

o uso do tempo verbal no presente do indicativo restringe a informação à Bahia contemporânea.

e

uma sequência de tempos verbais diferentes põe o passado em oposição ao presente.

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