UESB 2017

TEXTO: 

    A voz o chama. Uma voz que o alegra, que faz bater seu coração. Ajudar a mudar o destino de todos os pobres. Uma voz que atravessa a cidade, que parece vir dos atabaques que ressoam nas macumbas da religião ilegal dos negros. Uma voz que vem com o ruído dos bondes onde vão os condutores e motorneiros grevistas. Uma voz que vem do cais, do peito dos estivadores, de João de Adão, de seu pai morrendo num comício, dos marinheiros dos navios, dos saveiristas e dos canoeiros. Uma voz que vem do grupo que joga a luta da capoeira, que vem dos golpes que o Querido-de-Deus aplica. Uma voz que vem mesmo do padre José Pedro, padre pobre de olhos espantados diante do destino terrível dos Capitães da Areia. Uma voz que vem das filhas-de-santo do candomblé de Don’Aninha, na noite que a polícia levou Ogum. [...] Uma voz que convida para a festa da luta. Que é como um samba alegre de negro, como o ressoar dos atabaques nas macumbas. Voz que vem da lembrança de Dora, valente lutadora. Voz que chama Pedro Bala. Como a voz de Deus chamava Pirulito, a voz do ódio o Sem-Pernas, como a voz dos sertanejos chamava Volta Seca para o grupo de Lampião. Voz poderosa como nenhuma outra. Porque é uma voz que chama para lutar por todos, pelo destino de todos, sem exceção. [...] Dentro de Pedro Bala uma voz o chama: voz que traz para a canção da Bahia, a canção da liberdade. Voz poderosa que o chama. Voz de toda a cidade pobre da Bahia, voz da liberdade. [...]

AMADO, Jorge. Capitães da Areia. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 266-267.

Sobre o trecho transcrito e a obra de onde foi extraído, é correto afirmar:

 

I. Diferentemente das outras obras de ficção de Jorge Amado, essa obra é não ficcional, pois tem um caráter essencialmente documental. Nela, histórias sobre personagens reais, recolhidas pelo autor em suas vivências na cidade de Salvador, constituem um mosaico de situações vivenciadas por meninos de rua.

II. Nessa obra, o autor consegue agregar seu posicionamento crítico em relação à injustiça, bem como sua crença na possibilidade de uma revolução social, com uma visão e uma linguagem poéticas, evidentes, principalmente, nas referências e louvores ao sincretismo religioso, à cidade de Salvador, sua paisagem e sua gente sofredora.

III. O personagem Pedro Bala é um negro que, quando adolescente, em Salvador, foi líder de um grupo de meninos de rua, vítimas da exclusão, da opressão e da injustiça social. O trecho transcrito expressa a convocação emocionada que ele, já adulto e sindicalista, faz a seus antigos companheiros para aderirem à revolução socialista.

IV. Nesse trecho, o autor expressa os apelos de uma voz interior de Pedro Bala, como um chamamento íntimo de todos os oprimidos com quem conviveu em Salvador, que o convocam a aderir à utopia de criação de uma sociedade justa, pluralista, democrática e inclusiva, capaz de garantir a todos os necessários espaços de liberdade.

V. Pedro Bala, já adulto, tem surtos de loucura, nos quais ouve vozes vinculadas a todas as suas vivências passadas, em Salvador. O trecho retrata um desses surtos em que, num delírio épico, ele retoma seus vínculos identitários e se considera capaz de liderar um processo revolucionário para resgatar a liberdade dos oprimidos socialmente e dos discriminados pela opção de fé.

A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a

a

I e III.

b

II e IV.

c

II e V.

d

I, IV e V.

e

II, III, e V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B

Resolução

Nesta questão, o candidato deve analisar um excerto de Capitães da Areia, de Jorge Amado, e relacioná-lo às características sociais, políticas e estéticas presentes nessa obra. O romance retrata o cotidiano de meninos de rua em Salvador e também reflete o engajamento de Jorge Amado contra a injustiça social. A partir da comparação entre as afirmações I, II, III, IV e V, vemos que apenas II e IV descrevem adequadamente a obra e o trecho destacado, pois:

  • A afirmação I apresenta a obra como não ficcional e de caráter estritamente documental, o que não corresponde à realidade: Capitães da Areia é um romance ficcional, ainda que inspirado em fatos e personagens reais.
  • A afirmação II, por outro lado, identifica corretamente a crítica social e a linguagem poética, com referências à religiosidade sincrética e à vida dos marginalizados em Salvador.
  • A afirmação III se equivoca ao dizer que Pedro Bala é negro e que o trecho representa um chamamento que ele faz como sindicalista na vida adulta. De acordo com a obra, Pedro Bala não é descrito como negro e, no trecho citado, ele está recebendo o chamamento para lutar, não conclamando.
  • A afirmação IV está correta ao enfatizar o chamamento íntimo que Pedro Bala escuta, fruto de toda a vivência dele com os excluídos.
  • A afirmação V fala em surtos de loucura, o que não se confirma no romance nem no trecho em questão.

Dessa forma, somente II e IV estão corretas, o que corresponde à alternativa B.

Dicas

expand_more
Observe se o texto fala de uma voz real ou de uma voz simbólica ou interior.
Relembre o contexto do romance, especialmente sobre Pedro Bala.
Considere se o texto descreve os fatos na perspectiva do adulto Pedro Bala ou na perspectiva do chamamento que ele recebe.

Erros Comuns

expand_more
Achar que a obra se baseia apenas em relatos documentais e não em ficção.
Confundir a cor de pele e a identidade de Pedro Bala.
Interpretar o trecho como um surto ou uma loucura de Pedro Bala, e não como um chamamento à luta.
Revisão

Sincretismo religioso: É a mistura de diferentes tradições religiosas, muito forte no contexto baiano e presença marcante em Capitães da Areia.
Crítica social e engajamento: Jorge Amado aborda a miséria, a injustiça e a opressão vivida por meninos de rua em Salvador, revelando seu posicionamento político.
Narrativa ficcional: Mesmo que seja inspirada em situações reais, a obra Capitães da Areia não perde seu caráter de ficção.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar