TEXTO
A tomada da cidade, hoje chamada Ho Chi Minh, pelas forças comunistas do Vietnã do Norte lançou as bases para a reunificação vietnamita e foi a maior derrota militar da história dos EUA - que se envolveram no conflito em 1961, temendo o avanço do comunismo.
(Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150430_vietna_guer ra_fatos_pai. Acesso em 11/04/2017)
TEXTO
Na guerra do Vietnã, o agente laranja foi uma das armas mais importantes utilizadas pelas forças norteamericanas para desfolhar florestas usadas como esconderijo pelos inimigos. Era composto por dioxinas extremamente tóxicas (2,4,5-T e 2,4-D). A sua concentração no solo e água ficou extremamente elevada e os efeitos na saúde pública e no ambiente foram devastadores. Três milhões de vietnamitas, distribuídos por três gerações, foram afetados. A prevalência de cancro e malformações fetais aumentou. Também um elevado número de soldados americanos sofreu de graves problemas de saúde em resultado da exposição ao químico. Os efeitos no ambiente e na capacidade agrícola foram igualmente drásticos, com perda de floresta e solos pobres, com invasão de espécies vegetais pioneiras e perda de biodiversidade animal e vegetal.
(Disponível em: http://www.esquerda.net/dossier/monsanto-do-agentelaranja-ao-agente-laranja/31863 acesso em 11/04/2017)
A Guerra do Vietnã teve impactos significativos tanto no âmbito político, quanto no social e humano pois
está inserida no contexto da Guerra Fria e ficou marcada, dentre outros fatores, pelo uso de armas químicas como o gás cloro e gás cianídrico, utilizados como substâncias asfixiantes e fertilizantes.
os EUA sofreram uma derrota militar histórica onde seu arsenal bélico não era condizente com as armas químicas vietnamitas, como o agente laranja e a dioxina.
provocou estragos sentidos até hoje - resíduos do agente laranja e de dioxina e suas sequelas permanecem até os dias atuais; o uso dessas armas garantiu o apoio da população estadunidense ao conflito.
resultou em um grande número de mortos atingidos por armas químicas, na contaminação do solo e da água e na polarização ideológica entre capitalismo e comunismo.
a presença do herbicida utilizado favoreceu ao crescimento agrícola e econômico da região devido à fertilização do solo e à abertura de portas para novos comércios e negociações.