IFAL 2016/2

TEXTO

 

A ilusão das redes sociais

Dulce Critelli

 

  É indiscutível o importante papel que as redes sociais desempenham hoje nos rumos de nossa vida política e privada. São indiscutíveis também os avanços que introduziram nas comunicações, favorecendo o reencontro e a aproximação entre as pessoas e, se forem redes profissionais, facilitando a visibilidade e a circulação de pessoas e produtos no mercado de trabalho.

  Temos sido testemunhas, e também alvo, do seu poder de convocação e mobilização, assim como da sua eficiência em estabelecer interesses comuns rapidamente, a ponto de atuarem como disparadoras das várias manifestações e movimentos populares em todo o mundo atual.

  As redes sociais provocam mudanças de fundo no modo como as nossas relações ocorrem, intervindo significativamente no nosso comportamento social e político. Isso merece a nossa atenção, pois acredito que uma característica das redes sociais é, por mais contraditório que pareça, a implantação do isolamento como padrão para as relações humanas.

  Ao participar das redes sociais acreditamos ter muitos amigos à nossa volta, ser populares, estar ligados a todos os acontecimentos e participando efetivamente de tudo. Isso é uma verdade, mas também uma ilusão, porque essas conexões são superficiais e instáveis. Os contatos se formam e se desfazem com imensa rapidez; os vínculos estabelecidos são voláteis e atrelados a interesses momentâneos.

  O outro parece importar, mas de fato não importa. Importam apenas a própria posição e a autoexposição. Daí a constante informação sobre as viagens, os pensamentos, as emoções, as atividades de alguém. É preciso estar em cena e sempre. Há nisso um evidente desenvolvimento do narcisismo e, consequentemente, do reforço do distanciamento entre as pessoas.

  Essas tendências das redes sociais – a virtualidade, o distanciamento, a superficialidade, a superfluidade do ser humano, a exposição narcísica, a ilusão de intimidade e popularidade, a “falação” e a “avidez de novidades”… – constituem o padrão de isolamento das relações pessoais. E quanto mais isolados, mais ficamos à mercê de controles e manipulações. Cada vez mais ameaçados na autoria do nosso destino pessoal e político.

(http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-ilusao-dasredes-sociais>. Acesso em 10/05/2016. Texto adaptado)

Nos enunciados abaixo, as orações destacadas estabelecem uma relação semântica específica na associação com as orações a que se ligam. Indique a alternativa cuja informação entre parênteses contém um erro no tocante a essa relação

a

“Isso merece a nossa atenção, pois acredito” (explicação) 

b

quanto mais isolados, mais ficamos à mercê de controles e manipulações” (adição) 

c

“O outro parece importar, mas de fato não importa” (adversidade) 

d

“uma característica das redes sociais é, por mais contraditório que pareça, a implantação do isolamento como padrão para as relações humanas” (concessão) 

e

Ao participar das redes sociais acreditamos” (tempo)

Ver resposta
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Resposta
B

Resolução

Para responder essa questão, o aluno deve reconhecer as relações semânticas estabelecidas pelas conjunções ou locuções. Na alternativa A, 'pois' introduz uma explicação para o que foi anteriormente afirmado. Na C, 'mas' estabelece uma relação de adversidade, ou seja, uma oposição entre as ideias. Na D, 'por mais contraditório que pareça' introduz uma concessão, admitindo uma ideia contrária mas não suficiente para invalidar a principal. Na E, 'Ao participar' indica um momento temporal em que algo ocorre. A alternativa B contém um erro, pois a relação estabelecida entre as orações é de proporcionalidade, expressa pela estrutura 'quanto mais..., mais...', e não de adição.

Dicas

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Identifique o tipo de relação semântica que cada conjunção ou locução estabelece.

Releia as frases destacadas e verifique se a relação indicada entre parênteses corresponde ao sentido da conjunção usada.

Atente para a estrutura 'quanto mais..., mais...', que indica uma relação de proporcionalidade.

Erros Comuns

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Confundir relação de proporcionalidade com adição, como na alternativa B.

Revisão

O aluno deve revisar o conceito de relações semânticas entre orações, que podem ser de adição, adversidade, causa, consequência, condição, concessão, comparação, finalidade e tempo, entre outras. É importante também conhecer as conjunções ou locuções que costumam expressar cada uma dessas relações.

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