UNICENTRO 2017

TEXTO:

 

    A cultura dominante, hoje mundializada, se estrutura
ao redor da vontade de poder, que se traduz por vontade
de dominação da natureza, do outro, dos povos e dos
mercados. Essa é a lógica dos dinossauros que criou a
[5] cultura do medo e da guerra. Praticamente em todos os
países, as festas nacionais e seus heróis são ligados a
feitos de guerra e de violência. Os meios de comunicação
levam ao paroxismo, à magnificação de todo tipo de
violência, bem simbolizado nos filmes de Schwazenegger,
[10] como o “Exterminador do Futuro”. Nessa cultura, o militar,
o banqueiro e o especulador valem mais do que o poeta,
o filósofo e o santo. E sempre de novo faz suscitar a
pergunta que, de forma dramática, Einstein colocou a
Freud nos idos de 1932: é possível superar ou controlar
[15] a violência? Freud, realisticamente, responde: “É
impossível aos homens controlar totalmente o instinto
de morte… Esfaimados, pensamos no moinho que tão
lentamente mói que poderíamos morrer de fome antes
de receber a farinha”.
[20]     Sem detalhar a questão, diríamos que, por detrás
da violência, funcionam poderosas estruturas. A primeira
delas é o caos sempre presente no processo
cosmogênico. Viemos de uma imensa explosão, o big
bang. E a evolução comporta violência em todas as suas
[25] fases. A expansão do universo possui também o
significado de ordenar o caos. Possivelmente a própria
inteligência nos foi dada para pormos limites à violência
e conferir-lhe um sentido construtivo.
    Em segundo lugar, somos herdeiros da cultura
[30] patriarcal que instaurou a dominação do homem sobre a
mulher e criou as instituições do patriarcado assentadas
sobre mecanismos de violência, como o Estado, as
classes, o projeto da tecnociência, os processos de
produção como objetivação da natureza e sua sistemática
[35] depredação.
    Em terceiro, essa cultura patriarcal gestou a guerra
como forma de resolução dos conflitos. Sobre essa vasta
base, se formou a cultura do capital, hoje globalizada;
sua lógica é a competição e não a cooperação, por isso,

[40] gera guerras econômicas e políticas e, com isso,
desigualdades, injustiças e violências. Todas essas
forças se articulam estruturalmente para consolidar a
cultura da violência que nos desumaniza.
    A essa cultura da violência há que se opor à cultura
[45] da paz. Hoje ela é imperativa, porque as forças de
destruição estão ameaçando, por todas as partes, o
pacto social mínimo sem o qual regredimos a níveis de
barbárie. É imperativa porque o potencial destrutivo já
montado pode ameaçar toda a biosfera e impossibilitar a
[50] continuidade do projeto humano. Ou limitamos a violência
e fazemos prevalecer o projeto da paz ou conheceremos,
no limite, o destino dos dinossauros.
    O ser humano é o único ser que pode intervir nos
processos da natureza e copilotar a marcha da evolução.
[55] Ele foi criado criador. Dispõe de recursos de reengenharia
da violência mediante processos civilizatórios de
contenção e uso de racionalidade. A competitividade
continua a valer, mas no sentido do melhor e não de
destruição do outro. Assim todos ganham e não apenas
[60] um.
    Onde buscar as inspirações para cultura da paz?
Mais que imperativos voluntarísticos, é o próprio processo
antroprogênico a nos fornecer indicações objetivas e
seguras. Ao lado de estruturas de agressividade, temos

[65] capacidades de afetividade, compaixão, solidariedade e
amorização. Hoje é urgente que desentranhemos tais
forças para conferir rumo mais benfazejo à história. Toda
protelação é insensata.
BOFF, Leonardo. Cultura da paz. Disponível em: <http://www.leonar doboff.com/site/vista/2001-2002/culturapaz.htm.>. Acesso em: 12 jul. 2016. Adaptado.

Considerando-se os aspectos temáticos do texto, é correto afirmar que o locutor

I. reconhece que a evolução humana sempre foi marcada pela violência reforçada por um conjunto de forças naturais e sociais, o que dificulta sua superação.
II. apresenta argumentos que, seguindo a linha de raciocínio de Freud, sustentam a tese de que será totalmente impossível controlar o instinto de agressividade do homem.
III. mostra o perigo do retorno à barbárie, caso os indivíduos não se proponham urgentemente a desmontar o potencial de destruição que carregam consigo, dando um novo rumo à história da humanidade.
IV. defende que é indispensável a busca de uma cultura da paz a partir das próprias pessoas, que são providas também de componentes genéticos que lhe permitem a socialização, impedindo, assim, a sua extinção da Terra.
V. acredita que os povos se desumanizaram com o processo evolutivo, buscando sempre o poder e o sucesso, de sorte que o fim do gênero humano se assemelha ao dos dinossauros, cuja lógica era pautada na cultura do medo e da guerra.

A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a

a

I e II.

b

II e III.

c

IV e V.

d

I, III e IV.

e

III, IV e V.

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Resposta
D
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