IFAL 2017/2

Texto

 

A análise sintática tem sido causa de crônicas e incômodas enxaquecas nos alunos de ensino médio. É que muitos professores, por tradição ou por comodismo, a têm transformado no próprio conteúdo do aprendizado da língua, como se aprender português fosse exclusivamente aprender análise sintática. O que deveria ser um instrumento de trabalho, um meio eficaz de aprendizagem, passou a ser um fim em si mesmo. Ora, ninguém estuda a língua só para saber o nome, quase sempre rebarbativo, de todos os componentes da frase.
Vários autores e mestres têm condenado até mesmo com veemência o abuso no ensino da análise sintática. Não obstante, o assunto continua a ser, salvo as costumeiras exceções, o “prato de substância” da cadeira de português no ensino fundamental. Apesar disso, ao chegar ao fim do curso, o estudante, em geral, continua a não saber escrever, mesmo que seja capaz de destrinchar qualquer estrofe camoniana ou qualquer período barroco de Vieira, nomenclaturando devidamente todos os seus termos. Então, “pra que análise sintática?” – perguntam aflitos alunos e mestres por esse Brasil afora.
(GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro: FGV, 2010, p. 31)

Os textos fazem-se observando elementos contextuais que determinam os modos como se relacionam os interlocutores, aspecto que decorre do maior ou menor nível de familiaridade que se pretende nessa relação. Desse processo, têm-se os chamados níveis de linguagem. No tocante aos níveis de linguagem, pode-se afirmar do texto acima apenas que

a

se criam nele relações próximas entre os interlocutores, as quais são percebidas, linguisticamente, na seleção de vocabulário ordinário e nas construções sintáticas de natureza simples, características próprias da linguagem informal.

b

a formalidade nele expressa pode ser notada como marca estilística predominante, mercê, por exemplo, do uso de vocábulos pouco frequentes nas comunicações informais e, ainda, do aparecimento de termos técnicos.

c

o estilo adotado nesse enunciado manifesta um nível de linguagem familiar, próxima da coloquialidade, haja vista o interesse do autor em desfazer eventuais barreiras teóricas que impeçam a compreensão.

d

o autor busca dar ao texto uma natureza linguística coloquial, que aproxime os interlocutores, como se percebe em “pra que análise sintática?”, trecho em que a contração prepositiva indica uma apropriação da fala pela escrita.

e

esse enunciado constrói-se de maneira informal, descontraída e mesmo bem-humorada, efeitos da quebra do distanciamento entre os interlocutores, garantida por uma linguagem ostensivamente simples.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
8 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar