Texto 7
"Na casa de Dona Arminda, curvada pela costura, ainda roxa dos golpes, Gabriela pensa. […] Tão bom seu Nacib! Bateu nela, estava com raiva. A culpa era dela, por que aceitara casar? […]. Medo talvez de perdê-lo, de um dia ele casar com outra, mandá-la embora. Foi por isso certamente. Fez mal, não devia aceitar. Antes fora a pura alegria.
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. Excerto. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CL_AliteraturadeJorgeAmado_representacoesdofeminino.pdf Acesso em: 05 jun. 2021.
Texto 8
"Com quem se parece Tereza Batista, tão castigada pela vida, tão cansada de apanhar e de sofrer e, ainda assim, de pé […] Tereza Batista se parece com o povo e com mais ninguém. Com o povo brasileiro, tão sofrido, nunca derrotado. Quando o pensam morto, ele se levanta do caixão".
AMADO, Jorge. Tereza Batista cansada de guerra. Excerto. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CL_AliteraturadeJorgeAmado_representacoesdofeminino.pdf Acesso em: 05 jun. 2021.
Texto 9
Com base na leitura dos Textos 7, 8 e 9, e considerando as características da obra de Jorge Amado, assinale a alternativa CORRETA.
Em suas obras, Jorge Amado imprimiu a representação do perfil multicultural do povo brasileiro ao representar tipos marginalizados na sociedade, por meio de linguagem rebuscada e da tipificação social, traços característicos da primeira fase do Modernismo brasileiro.
A sensualidade dos perfis femininos aparece em diversas obras de Jorge Amado na caracterização de personagens, como Gabriela, Tieta e Tereza Batista. O Texto 7 mostra a sensualidade, a alegria e o lirismo na construção da imagem feminista de Gabriela.
O Texto 9 apresenta conexão intertextual direta com os Textos 7 e 8 na representação feminina em seu processo de empoderamento, traço característico da obra de Jorge Amado, autor da geração de 1945 do Modernismo brasileiro.
O Texto 8 apresenta uma comparação entre a personagem Tereza Batista e o povo brasileiro, o qual, embora sofrido, não se deixa derrotar, em virtude da capacidade de resiliência.
Tereza Batista e Gabriela são personagens que representam, na obra de Jorge Amado, a emancipação das mulheres brasileiras na luta por igualdade e pelo empoderamento feminino, conforme demonstram os Textos 7 e 8.