UPE SSA 2022

Texto 7

 

    "Na casa de Dona Arminda, curvada pela costura, ainda roxa dos golpes, Gabriela pensa. […] Tão bom seu Nacib! Bateu nela, estava com raiva. A culpa era dela, por que aceitara casar? […]. Medo talvez de perdê-lo, de um dia ele casar com outra, mandá-la embora. Foi por isso certamente. Fez mal, não devia aceitar. Antes fora a pura alegria.

AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. Excerto. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CL_AliteraturadeJorgeAmado_representacoesdofeminino.pdf Acesso em: 05 jun. 2021.

 

Texto 8

 

    "Com quem se parece Tereza Batista, tão castigada pela vida, tão cansada de apanhar e de sofrer e, ainda assim, de pé […] Tereza Batista se parece com o povo e com mais ninguém. Com o povo brasileiro, tão sofrido, nunca derrotado. Quando o pensam morto, ele se levanta do caixão".

AMADO, Jorge. Tereza Batista cansada de guerra. Excerto. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CL_AliteraturadeJorgeAmado_representacoesdofeminino.pdf Acesso em: 05 jun. 2021.

 

Texto 9

Com base na leitura dos Textos 7, 8 e 9, e considerando as características da obra de Jorge Amado, assinale a alternativa CORRETA.

a

Em suas obras, Jorge Amado imprimiu a representação do perfil multicultural do povo brasileiro ao representar tipos marginalizados na sociedade, por meio de linguagem rebuscada e da tipificação social, traços característicos da primeira fase do Modernismo brasileiro.

b

A sensualidade dos perfis femininos aparece em diversas obras de Jorge Amado na caracterização de personagens, como Gabriela, Tieta e Tereza Batista. O Texto 7 mostra a sensualidade, a alegria e o lirismo na construção da imagem feminista de Gabriela.

c

O Texto 9 apresenta conexão intertextual direta com os Textos 7 e 8 na representação feminina em seu processo de empoderamento, traço característico da obra de Jorge Amado, autor da geração de 1945 do Modernismo brasileiro.

d

O Texto 8 apresenta uma comparação entre a personagem Tereza Batista e o povo brasileiro, o qual, embora sofrido, não se deixa derrotar, em virtude da capacidade de resiliência.

e

Tereza Batista e Gabriela são personagens que representam, na obra de Jorge Amado, a emancipação das mulheres brasileiras na luta por igualdade e pelo empoderamento feminino, conforme demonstram os Textos 7 e 8.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar