TEXTO 4
A PARTE BOA ERA LU.
TENTOU ESCOLA.
DOIS DIAS.
NO TERCEIRO,
SE JOGOU NO CHÃO.
NEM ARRASTADO.
JÁ NÃO FALAVA,
DESCONFIARAM:
ELE ESTAVA COM
ALGUM PROBLEMA.
SÓ PODIA SER A MÃE.
FUGIU DALI.
ISSO DÁ PROBLEMA,
MÃE FUGIR.
TODO MUNDO ACHA.
PROBLEMA CERTO.
CLARO QUE É.
MAS TINHA MAIS.
LU PODIA NÃO FALAR,
MAS COMPUTAVA.
E A MÃE LEVOU O NOTE.
ESTÁ CERTO.
RUIM, MÃE IR.
MAS LU POUCO A VIA.
ERA CHEGADA
A UMA BALADA.
ALI, NO MEIO DO NADA.
QUEM CUIDAVA DELE
ERA O PAI.
SEMPRE FOI.
SEM A MÃE, FOI RUIM.
SEM O NOTE, FOI PIOR.
DAÍ QUEREREM
UMA BABÁ.
PRESENÇA FEMININA.
PODIA AJUDAR.
E CHAMARAM CARLA.
VIGNA, Elvira. Vitória Valentina.1ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
Assinale a alternativa correta em relação à obra Vitória Valentina, Elvira Vigna, e ao Texto 4.
Da leitura da obra, infere-se que as imagens e os desenhos nela encontrados representam a sociedade perfeita, simbolizam o desejo da autora em relação ao mundo ideal.
O vocábulo “NOTE”, assim como cine, zoo, pneu, quanto à formação de palavras, sofreu o processo de derivação regressiva.
O desfecho da narrativa deixa claro para o leitor que Nando e Carla, mais uma vez, terminam juntos como sempre ocorrerá em várias etapas da vida deles.
Em “SEM A MÃE, FOI RUIM” a palavra destacada é, quanto à prosódia, oxítona.
Em: “MAS TINHA MAIS” as palavras destacadas, na morfologia, pertencem à mesma classe gramatical: conjunção coordenada.
A questão pede para analisar o Texto 4 e identificar a alternativa correta com base em seu conteúdo e em conhecimentos de morfologia, prosódia e interpretação de texto. A alternativa correta é a 'D', que afirma que a palavra 'RUIM' é oxítona, ou seja, sua sílaba tônica é a última. Isso pode ser confirmado simplesmente pela pronúncia da palavra.
Verifique a pronúncia correta da palavra 'RUIM' para identificar sua classificação quanto à sílaba tônica.
Considere o processo de formação de palavras e a diferença entre derivação regressiva e truncamento.
Atente-se à classificação morfológica das palavras destacadas na opção 'E'.
Confundir interpretação textual com inferências pessoais sem base no texto.
Misunderstanding the word formation process and misclassifying the word 'NOTE'.
Fazer suposições sobre o desfecho da narrativa sem evidências no texto.
Confundir conjunções com advérbios devido à semelhança na escrita ou no som.
Prosódia diz respeito à correta pronúncia das palavras quanto à sílaba tônica. Palavras oxítonas são aquelas em que a última sílaba é a tônica. Morfologia é o estudo da forma das palavras, incluindo a classificação em classes gramaticais. Interpretação de texto envolve a compreensão e análise do que está escrito.