UFPA 2014/1

TEXTO 3

 

Canção do exílio

 

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

 

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

 

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

 

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar – sozinho, à noite –

Mais prazer eu encontro lá;

 

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

GONÇALVES DIAS, A. In: Primeiros cantos (1847). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/ Acesso em 12 dez. 2013

 

TEXTO 4

 

Nova Canção do Exílio

A Josué Montello

 

Um sabiá

na palmeira, longe.

Estas aves cantam

um outro canto.

O céu cintila

sobre flores úmidas.

Vozes na mata,

e o maior amor.

Só, na noite,

seria feliz:

um sabiá,

na palmeira, longe.

 

Onde é tudo belo

e fantástico,

só, na noite,

seria feliz.

(Um sabiá,

na palmeira, longe.)

Ainda um grito de vida e

voltar

para onde é tudo belo

e fantástico:

a palmeira, o sabiá,

o longe.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000)

O poema Canção do Exílio, de Antônio Gonçalves Dias (Texto 3), foi escrito no final da primeira metade do século XIX, quando o poeta se encontrava em Portugal, inspirado em versos de Goethe que lhe serviram de mote. O poema tornou-se emblemático do tema e inspirou outros poetas e mesmo compositores. Entre os que se remetem explicitamente, em suas criações, ao poema de Gonçalves Dias, está Carlos Drummond de Andrade (Texto 4). Acerca dos dois poemas (Textos 3 e 4), observe as afirmações abaixo e responda à questão em seguida.

 

I A letra do Hino Nacional Brasileiro, composta em 1909 por Joaquim Osório Duque Estrada, remete ao poema de Gonçalves Dias, nos versos “teus risonhos, lindos campos ‘têm mais flores’;/ ‘nossos bosques têm mais vida,’/ ‘nossa vida’ no teu seio ‘mais amores’”.

II Em Drummond, são mobilizados signos como o sabiá, as palmeiras, a noite, presentes em Gonçalves Dias. Em ambos, tais signos concentram a ideia da nostalgia do torrão natal (ampliada pela distância e pelo ensimesmamento), despertada pela lembrança de elementos da natureza brasileira.

III A ausência de rimas no poema de Drummond o distancia do sentido proposto pelo poema de Gonçalves Dias, uma vez que o efeito melodioso e rítmico resultante das rimas amplia o efeito de saudade, ao evocar a musicalidade brasileira.

IV Publicado em 1945, o poema Nova Canção do Exílio reflete o pessimismo e a ironia drummondianos, ao retomar os temas presentes em Gonçalves Dias, convertendo-os em crítica ao isolamento sentido pelo silenciamento ainda imposto pela censura, em tempos imediatamente pós-guerra.

 

A alternativa que apresenta as afirmativas corretas é:

a

I, III e IV, somente.

b

I e II, somente.

c

II, III e IV, somente.

d

III e IV, somente.

e

I, II, III e IV.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
4 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar