UDESC Prova Manhã 2017/1

TEXTO 3 

 

[1]  A mãe de Zaíta, às vezes, chegava a pensar que o segundo filho tinha razão. Vinha  

a vontade de aceitar o dinheiro que ele oferecia sempre, mas não queria compactuar com  

a escolha dele. Orgulhosamente, não aceitava que ele contribuísse com nada em casa.  

Estava, porém, chegando à conclusão de que trabalho como o dela não resolvia nada.  

[5] Mas o que fazer? Se parasse, a fome viria mais rápida e voraz ainda. Benícia, ao dar por  

falta das meninas, interrompeu os pensamentos. Não ouvia as vozes das duas há algum  

tempo. Deviam estar metidas em alguma arte. Sentiu certo temor. Veio andando aflita da  

cozinha e tropeçou nos brinquedos esparramados pelo chão. A preocupação anterior se  

transformou em raiva. Que merda! Todos os dias tinha que falar a mesma coisa! Onde as  

[10] duas haviam se metido? Por que tinham deixado tudo espalhado? Apanhou a boneca  

negra, a mais bonitinha, a que só faltava um braço, e arrancou o outro, depois a cabeça e  

as pernas. Em poucos minutos a boneca estava destruída; cabelos arrancados e olhos  

vazados. A outra menina, Naíta, que estava no barraco ao lado, escutando os berros da  

mãe, voltou aflita. Foi recebida com tapas e safanões. Saiu chorando para procurar Zaíta.  

[15] Tinha duas tristezas para contar a sua irmã igual. Havia perdido uma coisa que Zaíta  

gostava muito. De manhã tinha apanhado a figurinha debaixo do travesseiro. Queria sentir  

o perfume de perto. E agora não sabia mais onde estava a flor... A outra coisa era que a  

mamãe estava brava porque os brinquedos estavam largados no chão e de raiva ela  

havia arrebentado aquela bonequinha negra, a mais linda... 

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Ed. Pallas, Rio de Janeiro, 2015, pp. 75/76. 

 

Analise as proposições em relação à obra Olhos d’água, Conceição Evaristo, e ao Texto 3.

 

I. Na oração “Mas o que fazer” (linha 5) há o pressuposto das dificuldades dos laços afetivos familiares, dos conflitos internos, das reflexões, procurando humanizar quem a sociedade busca desumanizar.

II. A narrativa da autora traz uma ficção densa, embora em um estilo evidenciado pelo uso de uma linguagem poética que, muitas vezes, transcende a prosa.

III. A leitura da estrutura “Em poucos minutos a boneca estava destruída” (linha 12) leva o leitor a inferir uma correlação ao ocorrido com a menina Zaíta, no final do conto.

IV. A leitura do conto leva o leitor a constatar a inocência infantil ante o perigo, pois não o identifica, ignora-o, seguindo o que se tinha determinado a alcançar, a exemplo, a personagem Zaíta.

V. Da leitura da estrutura, “mas não queria compactuar com a escolha dele” (linhas 2 e 3) infere-se que a mãe não sentia orgulho pela escolha de vida que o segundo filho fizera, ela o aceitava como filho, mas repudiava as atividades que ele realizava.

 

Assinale a alternativa correta. 

a

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

b

Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c

Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras. 

d

Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

e

Todas as afirmativas são verdadeiras. 

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar