ACAFE Medicina 2018/2

Texto 2

 

  Um dos milagres das recém-descobertas Américas foram as novas cores. Os mexicanos, bem antes da chegada dos espanhóis, haviam observado a cochonilha, pequeno inseto que se alimentava dos cactos. A fêmea, sem asas, ostentava, quando grávida, um tom escarlate de grande intensidade.
  Eram necessários 70 mil insetos mortos para produzir somente meio quilo de pó de cochonilha, que, então, podia ser usado para criar corantes muitos vivos. Escarlate era o nome dado a uma cor avermelhada usada em faixas e roupas, mas o novo tom que passou a ser produzido na Inglaterra, com as cochonilhas, chegava a ofuscar a visão.
  O novo escarlate tornou-se a palavra do momento, dando origem até mesmo ao nome escarlatina, que na década de 1670 foi diagnosticada pela primeira vez como uma doença com características próprias, e não como um tipo de sarampo ou varíola.
  A rota marítima ao redor da África abriu as portas para uma fonte barata da cor azul. O índigo, planta da qual se extraia o melhor azul, era cultivado em Bengala. Cortado nos campos e arrumado em fardos, era transportado em carroças até pátios de secagem e tanques de água, onde liberava indoxil por meio de um processo de fermentação.
  Por muitos séculos, remessas pequenas e caras da tintura de índigo provenientes da Índia chegavam de vez em quando ao Mediterrâneo por terra, mas logo começaram a ser entregues em milhares de baús de madeira embarcados em navios holandeses e portugueses.
  O índigo produzia uma cor tão brilhante que o azul tradicionalmente extraído de ísatis europeia, também conhecida como pastel-dos-tintureiros, parecia desbotado. Em pouco tempo, nos recintos mais elegantes de Amsterdã e Veneza, homens e mulheres usando chapéus, casacos, capas e túnicas de azul índigo desfilavam como pavões. Até o exército francês abandonou o uniforme castanho avermelhado e vestiu-se de azul.
BLAINEY, Geoffrey. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2011, p. 202-203. [Fragmento adaptado].

Sobre o texto 2, assinale a alternativa correta.

a

Na frase “O índigo produzia uma cor tão brilhante que o azul tradicionalmente extraído de ísatis europeia, também conhecida como pastel-dos-tintureiros, parecia desbotado”, a oração “que o azul tradicionalmente extraído de ísatis europeia [...] parecia desbotado” exprime ideia de consequência.

b

Em “O índigo, planta da qual se extraia o melhor azul, era cultivado em Bengala”, a expressão “da qual” pode ser substituída pela expressão “de onde”, uma vez que é um pronome relativo que substitui um advérbio de lugar.

c

A frase “Em pouco tempo, nos recintos mais elegantes de Amsterdã e Veneza, homens e mulheres usando chapéus, casacos, capas e túnicas de azul índigo desfilavam como pavões” pode ser reescrita como “Paulatinamente, homens e mulheres de Amsterdã e Veneza passaram a usar chapéus, casacos, capas e túnicas de azul índigo, imitando os pavões que desfilavam em recintos elegantes” sem que o sentido seja alterado.

d

Em “Escarlate era o nome dado a uma cor avermelhada usada em faixas e roupas, mas o novo tom que passou a ser produzido na Inglaterra, com as cochonilhas, chegava a ofuscar a visão” e em “Por muitos séculos, remessas pequenas e caras da tintura de índigo provenientes da Índia chegavam de vez em quando ao Mediterrâneo por terra [...]”, o termo destacado na primeira frase tem o mesmo sentido e a mesma função sintática do termo destacado na segunda frase.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar