UECE 2015/2

Texto 2

 

O conhecimento

 

  Diante da natureza, o homem – 

animal racional – não age como os animais  

inferiores. Estes apenas esforçam-se pela  

[50] vida. O homem, além disso, esforça-se por  

entender a natureza e, embora sua  

inteligência seja dotada de limitações, tenta  

sempre dominar a realidade, agir sobre ela  

para torná-la mais adequada às suas  

[55] próprias necessidades. E, à medida que a  

domina e transforma, também amplia ou  

desenvolve suas próprias necessidades. 

  Esse processo permanente de  

acúmulo de conhecimentos sobre a natureza  

[60] e de ações racionais capazes de transformá- 

la compõe o universo de ideias que hoje  

denominamos “Ciência”. 

  Ciência é, pois, o conhecimento  

racional, sistemático, exato e verificável da  

[65] realidade. Por meio da investigação científica  

o homem reconstitui artificialmente o  

universo real em sua própria mente. Mas  

essa reconstituição ainda não é definitiva. A  

descoberta e a compreensão de fatos quase  

[70] sempre levam à necessidade de descobrir e  

compreender novos fatos. E como o  

resultado das investigações depende dos  

conhecimentos já adquiridos e de  

instrumentos capazes de aprofundar a  

[75] observação, a Ciência está sempre limitada  

às condições de sua época. 

  O que era conhecimento verdadeiro  

para o sábio da Antiguidade já não o era  

para o cientista do Renascimento; e o que foi  

[80] verdadeiro para o cientista do século XVIII  

pode já não o ser para o cientista dos nossos  

dias. Assim diz-se também que a ciência é  

falível, ou seja, pode ser exata apenas para  

determinado período. O conceito científico  

[85] que o homem tem do mundo é cada vez  

mais amplo, mais profundo, mais detalhado  

e mais exato. Mas está ainda muito longe de  

ser completo. Assim, considerando-se o  

desenvolvimento histórico da ciência, é lógico  

[90] pressupor que o cientista do final do século  

XXI disporá de conhecimentos muito mais  

desenvolvidos e exatos do que os de hoje. 

  Afinal, o que é conhecer? 

  Em linhas gerais, conhecer é  

[95] estabelecer uma relação entre a pessoa que  

conhece e o objeto que passa a ser  

conhecido. No processo de conhecimento,  

quem conhece acaba por, de certo modo,  

apropriar-se do objeto que conheceu. De  

[100] certa forma “engole” o objeto que conheceu.  

Ou seja, transforma em conceito esse objeto,  

reconstitui-o na sua mente. 

  O conceito, no entanto, não é o  

objeto real, não é a realidade, mas apenas  

[105] uma forma de conhecer (ou conceber, ou  

conceituar) a realidade. O objeto real  

continua existindo como tal,  

independentemente do fato de o  

conhecermos ou não. 

(Galliano. O método científico: teoria e prática. Editora Harper& Row do Brasil Ltda. São Paulo: 1979. p. 16-17.)

 

Observe as relações entre os elementos do primeiro parágrafo.

 

I. O “Estes” (linha 49) aponta para “os animais inferiores” (linhas 48-49).

II. O “isso” de “além disso” (linha 50) refere-se à oração “Estes apenas esforçam-se pela vida” (linhas 49-50), resumindo-a.

III. O substantivo “realidade” não é retomado por nenhuma anáfora.

 

Está correto o que se diz apenas em

a

I e II. 

b

II e III. 

c

I. 

d

III.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
2 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar