TEXTO 2
Escrever é ...
Muitas pessoas acreditam que aqueles que redigem com desenvoltura executam essa tarefa como quem respira, sem a menor dificuldade, sem o menor esforço. Não é assim. Escrever é uma das atividades mais complexas que o ser humano pode realizar. Faz rigorosas exigências à memória e ao raciocínio. A agilidade mental é imprescindível para que todos os aspectos envolvidos na escrita sejam articulados, coordenados, harmonizados, de forma que o texto seja bem sucedido.
Conhecimentos de natureza diversa são acessados para que o texto tome forma. É necessário que o redator utilize simultaneamente, seus conhecimentos relativos ao assunto que quer tratar, ao gênero adequado, à situação em que o texto é produzido, aos possíveis leitores, à língua e suas possibilidades estilísticas. Portanto, escrever é uma atividade complexa e é incompatível com ‘preguiça’.
Lucília H. do Carmo Garcez. Técnica de Redação. São Paulo: Martins Fontes, 202, p. 3. (Fragmento Adaptado).
Observe o seguinte trecho: “Muitas pessoas acreditam que aqueles que redigem com desenvoltura executam essa tarefa como quem respira, sem a menor dificuldade, sem o menor esforço.” Analise as alternativas abaixo e identifique aquela em que o ‘como’, conectivo destacado, tem o mesmo sentido.
Não entendemos ainda como o ar que respiramos precisa estar livre de qualquer poluição e ameaça à sua qualidade.
Como a respiração constitui um recurso imprescindível à vida, devemos preservar as condições do ar que circula à nossa volta.
Alguns escritores não sabem como podem dar conta de tantas exigências linguísticas e contextuais.
O ato de escrever combina com aquelas ações que se desenvolvem como um fluxo dependente de informações anteriores.
Como podemos conceber o ato de escrever, se ele é tão complexo e, em certos sentidos, imprevisíveis?