TEXTO 2
Escrever é ...
Muitas pessoas acreditam que aqueles que redigem com desenvoltura executam essa tarefa como quem respira, sem a menor dificuldade, sem o menor esforço. Não é assim. Escrever é uma das atividades mais complexas que o ser humano pode realizar. Faz rigorosas exigências à memória e ao raciocínio. A agilidade mental é imprescindível para que todos os aspectos envolvidos na escrita sejam articulados, coordenados, harmonizados, de forma que o texto seja bem sucedido.
Conhecimentos de natureza diversa são acessados para que o texto tome forma. É necessário que o redator utilize simultaneamente, seus conhecimentos relativos ao assunto que quer tratar, ao gênero adequado, à situação em que o texto é produzido, aos possíveis leitores, à língua e suas possibilidades estilísticas. Portanto, escrever é uma atividade complexa e é incompatível com ‘preguiça’.
Lucília H. do Carmo Garcez. Técnica de Redação. São Paulo: Martins Fontes, 202, p. 3. (Fragmento Adaptado).
A prosa e a poesia brasileiras foram, ao longo dos séculos XVII e parte do XVIII, barrocas. Nomes como Gregório de Matos, na poesia, e Padre Antônio Vieira, na prosa, definiram os inícios da literatura brasileira. No que diz respeito ao Barroco, que traços estilísticos podemos reconhecer na sua estética literária?
1) Linguagem desprovida de adorno e de figuras.
2) Busca por uma sintaxe rebuscada.
3) Uso frequente de antíteses e hipérboles.
4) Linguagem coloquial, próxima do falar cotidiano.
5) Preocupação com a linguagem culta.
Estão corretas apenas:
1, 2 e 3
2, 3 e 5.
1, 2 e 4.
3, 4 e 5.
1, 3 e 4.