UDESC Prova Manhã 2016/2

Texto 2

 

E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.

Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele

recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das,

sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas,

matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra

planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era

castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e

traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em

torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas

pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma

centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de

prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e

espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 8ª edição. SP Martim Claret, 2012, pp.78 e 79

Analise as proposições em relação à obra O Cortiço, Aluísio Azevedo, e ao Texto 2.

I. Da leitura da obra deduz-se que Jerônimo e Rita Baiana representam a visão naturalista do amor, uma vez que os naturalistas não levavam em consideração esse sentimento, apenas tomavam-no como uma máscara para a real motivação de ajuntamento entre casais - o instinto natural de preservação da espécie. Assim, o que une Jerônimo à Rita Baiana é o desejo sexual.

II. À medida que a obra se desenvolve, vai retratando o crescimento do cortiço, que se transforma na avenida São João Romão com um aspecto mais bem tratado, acompanhando o enriquecimento de João Romão, e, consequentemente, surge um outro cortiço, o “Cabeça de Gato”, para a população mais miserável, de baixa renda.

III. O texto é pontuado por metáforas, sinestesias e comparações, refletindo a preocupação do autor para apresentar elementos descritivos que enfatizam “a arte pela arte”.

IV. O vocábulo “cantáridas” (linha 12) é usado para ressaltar a beleza de Rita Baiana, no cortiço, morfologicamente é classificado como adjetivo absoluto sintético, forma denominada de erudita literária ou culta, pouco utilizada na linguagem formal.

V. A leitura da obra leva o leitor a inferir que, à medida que a obra se desenrola, Pombinha, por meio da leitura do jornal para a comunidade, torna-se personagem conhecedora do cortiço e o elo entre o cortiço e a realidade fora dele.

 

Assinale a alternativa correta.

a

Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

b

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

d

Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

e

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar