Texto 2
E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele
recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das,
sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas,
matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra
planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era
castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e
traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em
torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas
pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma
centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de
prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e
espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 8ª edição. SP Martim Claret, 2012, pp.78 e 79
Analise as proposições em relação à obra O Cortiço, Aluísio Azevedo, e ao Texto 2.
I. Da leitura da obra deduz-se que Jerônimo e Rita Baiana representam a visão naturalista do amor, uma vez que os naturalistas não levavam em consideração esse sentimento, apenas tomavam-no como uma máscara para a real motivação de ajuntamento entre casais - o instinto natural de preservação da espécie. Assim, o que une Jerônimo à Rita Baiana é o desejo sexual.
II. À medida que a obra se desenvolve, vai retratando o crescimento do cortiço, que se transforma na avenida São João Romão com um aspecto mais bem tratado, acompanhando o enriquecimento de João Romão, e, consequentemente, surge um outro cortiço, o “Cabeça de Gato”, para a população mais miserável, de baixa renda.
III. O texto é pontuado por metáforas, sinestesias e comparações, refletindo a preocupação do autor para apresentar elementos descritivos que enfatizam “a arte pela arte”.
IV. O vocábulo “cantáridas” (linha 12) é usado para ressaltar a beleza de Rita Baiana, no cortiço, morfologicamente é classificado como adjetivo absoluto sintético, forma denominada de erudita literária ou culta, pouco utilizada na linguagem formal.
V. A leitura da obra leva o leitor a inferir que, à medida que a obra se desenrola, Pombinha, por meio da leitura do jornal para a comunidade, torna-se personagem conhecedora do cortiço e o elo entre o cortiço e a realidade fora dele.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.