UNIFENAS Manhã 2018/2

Texto 1

 

Torno a ver-vos, ó montes ; o destino

Aqui me torna a pôr nestes outeiros,

Onde um tempo os gabões deixei grosseiros

Pelo traje da Corte rico e fino.

 

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,

Os meus fiéis, meus doces companheiros,

Vendo correr os míseros vaqueiros

Atrás do seu cansado desatino.

 

Se o bem desta choupana pode tanto,

Que chega a ter mais preço, e mais valia,

Que da Cidade o lisonjeiro encanto;

 

Aqui descanse a louca fantasia;

E o que até agora se tornava em pranto

Se converta em afetos de alegria.

(CLÁUDIO MANUEL DA COSTA – Clássicos Brasileiros, Seleção e notas de Péricles Eugênio da Silva Ramos, Rio de Janeiro, Ediouro, s/d).

 

Texto 2

 

Ai Nise amada! SE este meu tormento,

Se estes meus sentidíssimos gemidos

Lá no teu peito, lá nos teus ouvidos

Achar pudessem brando recolhimento;

 

Como alegre em servir-te, como atento

Meus votos a tributara agradecidos!

Por séculos de males bem sofridos

Trocara todo o meu contentamento.

 

Mas se na incontrastável, pedra dura

Do teu rigor não há correspondência,

Para os doces afetos de ternura;

 

Cesse de meus suspiros a veemência;

Que é fazer mais soberba a formosura

Adorar o rigor da resistência.

(Idem, Ibdem)

 

Sobre o autor

    Cláudio Manuel da Costa (1729-1789), cujo pseudônimo árcade é Glauceste Satúrnio, nasceu nas proximidades da atual cidade de Mariana, Minas Gerais. Como quase todos os poetas de sua geração, estudou Direito em Portugal, de onde regressa, dedicando-se a seguir à profissão, além de ocupar vários cargos públicos de relevo na Capitania.

    O poeta é considerado o introdutor, com “Obras” (1768), do nosso Arcadismo, porém, ao mesmo tempo em que sua poesia obedece aos princípios estéticos desse estilo literário, ainda preserva certos resquícios do Barroco, levando-o a ser chamado de “poeta de transição”. Sua forma predileta era o soneto, em que, muitas vezes, notam-se ecos da poesia de Camões. Também se percebe em seus versos certa hesitação entre o rústico e o civilizado, ou seja, ora o poeta deixar entrever sua formação europeia, ora focaliza a realidade tosca de seu país.

    Envolvido na Conjuração Mineira, é preso em 1789. Acometido de profunda depressão, suicida-se nesse mesmo ano.

Considere os seguintes itens extraídos dos textos.

 

I – “Se o bem desta choupana pode tanto” (texto I)

    *A forma verbal destacada acima poderá manter-se sem qualquer alteração em todos os seguintes períodos: Não ____haver rasuras neste documento. Somos nós quem ____criticar o Governo./ Os Alpes _____desaparecer um dia? / Nenhum de nós ____evitar os erros. / Sou um dos que ____falar mal do Prefeito.

II – “Mas se na incontrastável, pedra dura...” (texto II_

    *A palavra sublinhada acima poderá manter-se sem qualquer alteração em todos os seguintes períodos: Havia ali ____pedra e rochedo. / Havia ali rochedo e pedra ____./ Havia ali uma e outra pedra ______. / Imagino ______a pedra e o rochedo.

III- Ai Nise amada! Se este meu tormento...” (texto II)

    *A palavra destacada acima será mantida sem nenhuma alteração em todas as seguintes ocorrências: ____lugar onde moro é um paraíso. / ____carro aqui é realmente importado. / Não aceito _____apelido que carrego comigo. / Guarde bem ____dito: viver não é para amadores./ ___ano será bom para mim e meus amigos.

Está correto o que se afirma em

a

I, apenas.

b

II, apenas.

c

III, apenas.

d

II e III, apenas.

e

I, II e III.

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Resposta
C
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