Texto 1
Soneto
Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
[5] Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d´alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!
Era mais bela! o seio palpitando...
[10] Negros olhos as pálpebras abrindo...
Formas nuas no leito resvalando...
Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti – as noites eu velei chorando,
Por ti – nos sonhos morrerei sorrindo!
AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte Anos. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 153-154.
Texto 2
Soneto do amor total
Amo-te tanto, meu amor… não cante
O humano coração com mais verdade…
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.
[5] Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente,
[10] De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
MORAES, Vinicius de. Poesia vária. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 336.
Sobre os autores dos Textos 1 e 2, é correto afirmar:
Sentimentalismo exacerbado, subjetivismo, pessimismo, saudosismo, egocentrismo, escapismo e obsessão pela morte são características da produção lírica do autor do Texto 1, poeta ultrarromântico. Já, o autor do Texto 2, situado na segunda fase do modernismo, é um poeta cuja produção lírica focaliza principalmente o amor pleno de erotismo e sensualidade e se destaca pela maestria com que produz sonetos – forma clássica ignorada pelos poetas modernistas.
O autor do Texto 1 é um poeta situado na primeira fase do modernismo, cuja obra apresenta duas faces: uma de lirismo amoroso pleno de sensualidade e erotismo e outra formada por um conjunto de poemas de fundo social, na defesa dos oprimidos. O Texto 2 é de um autor considerado o primeiro grande poeta e prosador do pós-movimento modernista, que se caracteriza por abordar temas tanto intimistas como portadores de crítica irônica às consequências nefastas da guerra.
Além de seu ativismo político, o autor do Texto 1 é um poeta vinculado ao Arcadismo ou Neoclassicismo brasileiro, cuja característica principal é a exaltação da natureza e a busca de simplicidade, ao lado das referências a figuras mitológicas e retomada de valores clássicos greco-romanos. Já o autor do Texto 2, apesar de também se vincular ao Arcadismo, já apresenta características que seriam desenvolvidas plenamente no Romantismo, como os exageros verbais.
O autor do Texto 1 costuma ser associado ao Parnasianismo, por suas principais características, como rejeição ao subjetivismo romântico, retomada da cultura clássica e busca de perfeição formal, pela valorização exagerada da métrica e da rima. O autor do Texto 2, mesmo sendo vinculado ao Simbolismo, retoma algumas características do romantismo, principalmente o tratamento subjetivo dos temas líricos e o interesse por questões que afetavam sua pátria, a sociedade e os oprimidos.
O autor do Texto 1 adota uma estética barroca, cujas características principais são a linguagem dramática, o rebuscamento formal, o jogo de palavras e de ideias a partir de figuras de linguagem que enfatizam contrastes, antíteses e exageros. O autor do Texto 2 pode ser considerado simbolista, ao serem identificadas suas características, como valorização da realidade subjetiva e da imaginação, além do uso de linguagem expressiva, fluida e musical, o que confere ritmo a seus poemas.