TEXTO 1
Se Eu Morresse Amanhã
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! Que céu azul! Que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
(AZEVEDO, Álvares de. Apud Heller, Bárbara e outros,orgs. Literatura Comentada.SP, Abril Educação,1982, p.51.)
TEXTO 2
Post Mortem
Quando do amor das Formas inefáveis
No teu sangue apagar-se a imensa chama,
Quando os brilhos estranhos e variáveis
Esmorecem-se nos troféus da Fama.
Quando as níveas Estrelas invioláveis,
Doce velário que um luar derrama,
Nas clarezas azuis ilimitáveis
Clamarem tudo o que o teu Verso clama.
Já terás para os báratros descido,
Nos cilícios da Morte revestido,
Pés e faces e mãos gelados...
Mas os teus Sonhos e Visões e Poemas
Pelo alto ficarão de eras supremas
Nos relevos do Sol eternizados!
(Sousa, Cruz e – in Poesias Completas. RJ.Ed. Tecnoprint S.A, s/d.p.29)
Avalie as seguintes afirmações sobre os textos dados.
I – O texto 1 apresenta um formalismo menos acentuado (sobretudo pelo emprego do poema lírico,ou poema, espécie mais condizente com a flexibilidade da poesia romântica), enquanto o texto 2 evidencia maior rigor formal (característica inerente ao soneto).
II – No texto 1,observa-se o emprego de um vocabulário simples, contrastando com o vocabulário hermético do texto 2, em que a maioria das palavras é incomum ou rara, incluindo diversos neologismos.
III – No texto 1, o refrão acentua a extrema musicalidade do poema, a qual é obtida, no texto 2, através do emprego de maiúsculas alegorizantes (Fomas, Fama, Estrelas, Verso...).
IV – No texto 1, o emprego das formas verbais no futuro do pretérito (viria, morreria...) revela, por parte do eu-lírico, a certeza quanto à morte iminente.
V – Os vocábulos “irmã” e “mãe” (texto 1) reforçam a expressão adolescente da poesia do autor do texto, constituindo, dessa maneira, um índice biográfico comum à sua obra.
todas corretas, com única exceção.
todas corretas, exceto I e III.
todas incorretas, com única exceção.
todas incorretas, exceto I e V.
todas incorretas, exceto II e IV.
Solução Detalhada (em Português)
Para resolver esta questão, precisamos analisar cada uma das afirmações I, II, III, IV e V, observando se cada uma delas está correta ou incorreta, a partir dos dois poemas apresentados (Se Eu Morresse Amanhã, de Álvares de Azevedo, e Post Mortem, de Cruz e Sousa).
I – Análise
O Texto 1, de Álvares de Azevedo, mostra, por suas características românticas, uma flexibilidade na estrutura e um formalismo menos rígido do que no Texto 2. Já o Texto 2, de Cruz e Sousa, enquadra-se mais ao rigor de forma próprio do soneto, típico da poesia simbolista. Assim, ele tende a ser mais regular em métrica e rima, traduzindo um trabalho formal ainda mais controlado. Portanto, a afirmação I está correta.
II – Análise
Falar em “vocabulário hermético” no Texto 2 é um exagero. Embora Cruz e Sousa seja um dos expoentes do Simbolismo, seu poema não apresenta “diversos neologismos” nem palavras “na maior parte” raras ou incomuns. O texto tem vocabulário mais elevado, mas não a ponto de ser considerado hermético nem repleto de neologismos. Desse modo, a afirmação II está incorreta.
III – Análise
No Texto 1, realmente existe um refrão (“Se eu morresse amanhã!”) que reforça a musicalidade, mas dizer que, no Texto 2, a musicalidade advém “principalmente” do emprego de maiúsculas alegorizantes é questionável. A musicalidade do poema simbolista se constrói por outros recursos (escolha de vocábulos, ritmo, aliterações, assonâncias etc.). Portanto, a afirmação III é considerada incorreta, pois não é exato dizer que as maiúsculas são o fator decisivo de musicalidade.
IV – Análise
No Texto 1, as formas verbais no futuro do pretérito (por exemplo, “viria”, “morreria”) não expressam certeza de morte iminente, mas sim uma suposição ou hipótese – um devaneio do eu-lírico sobre o que ocorreria “se” ele morresse no dia seguinte. Logo, essa afirmação é incorreta.
V – Análise
Os termos “irmã” e “mãe” reforçam a expressão muito pessoal e “adolescente” característica de Álvares de Azevedo, que faleceu jovem, deixando na obra um tom confessional e familiar. É comum na poesia romântica dele a presença desses vínculos de afeto como índice biográfico. Assim, a afirmação V está correta.
Conclusão
Estão corretas apenas as afirmações I e V, enquanto II, III e IV são incorretas. Logo, a opção que corresponde a essa combinação é a letra D (“todas incorretas, exceto I e V”).
Revisão dos Conceitos
1. Poesia Romântica: destaca-se por maior liberdade formal, destaque ao sentimentalismo, o eu-lírico confessional e a exaltação de sentimentos pessoais.
2. Poesia Simbolista: costuma apresentar experimentalismo formal (mas ainda pode se valer de formas fixas como o soneto), vocabulário mais elaborado, sinestesia e musicalidade através de recursos fônicos e sonoros.
3. Futuro do pretérito: usado para indicar hipótese ou condição que poderia ocorrer ou teria ocorrido em outra circunstância (p. ex.: “eu morreria”, “eu viria”). Não expressa certeza iminente.
4. Estrutura do Soneto: forma poética tradicional em verso, com 14 versos (geralmente decassílabos), divididos em dois quartetos e dois tercetos, denotando maior rigor formal.