UNIFENAS tarde 2013/2

TEXTO 1

 

Se Eu Morresse Amanhã

 

Se eu morresse amanhã, viria ao menos

Fechar meus olhos minha triste irmã;

Minha mãe de saudades morreria

Se eu morresse amanhã!

 

Quanta glória pressinto em meu futuro!

Que aurora de porvir e que manhã!

Eu perdera chorando essas coroas

Se eu morresse amanhã!

 

Que sol! Que céu azul! Que doce n’alva

Acorda a natureza mais louçã!

Não me batera tanto amor no peito

Se eu morresse amanhã!

 

Mas essa dor da vida que devora

A ânsia de glória, o dolorido afã...

A dor no peito emudecera ao menos

Se eu morresse amanhã!

 

(AZEVEDO, Álvares de. Apud Heller, Bárbara e outros,orgs. Literatura Comentada.SP, Abril Educação,1982, p.51.) 

 

TEXTO 2

 

Post Mortem

 

Quando do amor das Formas inefáveis

No teu sangue apagar-se a imensa chama,

Quando os brilhos estranhos e variáveis

Esmorecem-se nos troféus da Fama.

 

Quando as níveas Estrelas invioláveis,

Doce velário que um luar derrama,

Nas clarezas azuis ilimitáveis

Clamarem tudo o que o teu Verso clama.

 

Já terás para os báratros descido,

Nos cilícios da Morte revestido,

Pés e faces e mãos gelados...

 

Mas os teus Sonhos e Visões e Poemas

Pelo alto ficarão de eras supremas

Nos relevos do Sol eternizados!

 

(Sousa, Cruz e – in Poesias Completas. RJ.Ed. Tecnoprint S.A, s/d.p.29) 

Avalie as seguintes afirmações sobre os textos dados.

I – O texto 1 apresenta um formalismo menos acentuado (sobretudo pelo emprego do poema lírico,ou poema, espécie mais condizente com a flexibilidade da poesia romântica), enquanto o texto 2 evidencia maior rigor formal (característica inerente ao soneto).

II – No texto 1,observa-se o emprego de um vocabulário simples, contrastando com o vocabulário hermético do texto 2, em que a maioria das palavras é incomum ou rara, incluindo diversos neologismos.

III – No texto 1, o refrão acentua a extrema musicalidade do poema, a qual é obtida, no texto 2, através do emprego de maiúsculas alegorizantes (Fomas, Fama, Estrelas, Verso...).

IV – No texto 1, o emprego das formas verbais no futuro do pretérito (viria, morreria...) revela, por parte do eu-lírico, a certeza quanto à morte iminente.

V – Os vocábulos “irmã” e “mãe” (texto 1) reforçam a expressão adolescente da poesia do autor do texto, constituindo, dessa maneira, um índice biográfico comum à sua obra. 

a

todas corretas, com única exceção.

b

todas corretas, exceto I e III.

c

todas incorretas, com única exceção.

d

todas incorretas, exceto I e V.

e

todas incorretas, exceto II e IV.

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Resposta
D

Resolução

Solução Detalhada (em Português)

Para resolver esta questão, precisamos analisar cada uma das afirmações I, II, III, IV e V, observando se cada uma delas está correta ou incorreta, a partir dos dois poemas apresentados (Se Eu Morresse Amanhã, de Álvares de Azevedo, e Post Mortem, de Cruz e Sousa).

I – Análise
O Texto 1, de Álvares de Azevedo, mostra, por suas características românticas, uma flexibilidade na estrutura e um formalismo menos rígido do que no Texto 2. Já o Texto 2, de Cruz e Sousa, enquadra-se mais ao rigor de forma próprio do soneto, típico da poesia simbolista. Assim, ele tende a ser mais regular em métrica e rima, traduzindo um trabalho formal ainda mais controlado. Portanto, a afirmação I está correta.

II – Análise
Falar em “vocabulário hermético” no Texto 2 é um exagero. Embora Cruz e Sousa seja um dos expoentes do Simbolismo, seu poema não apresenta “diversos neologismos” nem palavras “na maior parte” raras ou incomuns. O texto tem vocabulário mais elevado, mas não a ponto de ser considerado hermético nem repleto de neologismos. Desse modo, a afirmação II está incorreta.

III – Análise
No Texto 1, realmente existe um refrão (“Se eu morresse amanhã!”) que reforça a musicalidade, mas dizer que, no Texto 2, a musicalidade advém “principalmente” do emprego de maiúsculas alegorizantes é questionável. A musicalidade do poema simbolista se constrói por outros recursos (escolha de vocábulos, ritmo, aliterações, assonâncias etc.). Portanto, a afirmação III é considerada incorreta, pois não é exato dizer que as maiúsculas são o fator decisivo de musicalidade.

IV – Análise
No Texto 1, as formas verbais no futuro do pretérito (por exemplo, “viria”, “morreria”) não expressam certeza de morte iminente, mas sim uma suposição ou hipótese – um devaneio do eu-lírico sobre o que ocorreria “se” ele morresse no dia seguinte. Logo, essa afirmação é incorreta.

V – Análise
Os termos “irmã” e “mãe” reforçam a expressão muito pessoal e “adolescente” característica de Álvares de Azevedo, que faleceu jovem, deixando na obra um tom confessional e familiar. É comum na poesia romântica dele a presença desses vínculos de afeto como índice biográfico. Assim, a afirmação V está correta.

Conclusão
Estão corretas apenas as afirmações I e V, enquanto II, III e IV são incorretas. Logo, a opção que corresponde a essa combinação é a letra D (“todas incorretas, exceto I e V”).

Dicas

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Verifique se o poema 1 realmente segue alguma forma fixa ou não.
Atente ao sentido real do futuro do pretérito em português.
Observe se, no Texto 2, aparecem de fato neologismos ou apenas vocabulário mais erudito.

Erros Comuns

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Achar que o futuro do pretérito (viria, morreria) expressa certeza, quando na verdade exprime hipótese.
Julgar que o vocabulário de Cruz e Sousa necessariamente é hermético ou repleto de neologismos.
Atribuir o efeito de musicalidade apenas ao uso de maiúsculas nos versos, sem analisar os recursos sonoros.
Revisão

Revisão dos Conceitos

1. Poesia Romântica: destaca-se por maior liberdade formal, destaque ao sentimentalismo, o eu-lírico confessional e a exaltação de sentimentos pessoais.

2. Poesia Simbolista: costuma apresentar experimentalismo formal (mas ainda pode se valer de formas fixas como o soneto), vocabulário mais elaborado, sinestesia e musicalidade através de recursos fônicos e sonoros.

3. Futuro do pretérito: usado para indicar hipótese ou condição que poderia ocorrer ou teria ocorrido em outra circunstância (p. ex.: “eu morreria”, “eu viria”). Não expressa certeza iminente.

4. Estrutura do Soneto: forma poética tradicional em verso, com 14 versos (geralmente decassílabos), divididos em dois quartetos e dois tercetos, denotando maior rigor formal.

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