UNIFENAS tarde 2016/2

Texto 1

 

Réquiem do sol

 

Águia triste do Tédio, sol cansado,

Velho guerreiro das batalhas fortes!

Das Ilusões as trêmulas coortes

Buscam a luz do teu clarão magoado...

 

A tremenda avalanche do Passado

Que arrebatou tantos milhões de mortes

Passa em tropel de trágicos Mavortes

Sobre o teu coração ensanguentado...

 

Do alto dominas vastidões supremas,

Águia do Tédio presa nas algemas

Da Legenda imortal que tudo engelha...

Mas lá, na Eternidade de onde habitas,

 

Vagas finas tristezas infinitas,

Todo o mistério da beleza velha!

(CRUZ E SOUSA – Poesias Completas de Cruz e Sousa. Org. Tasso da Silveira. Ediouro. Rio de Janeiro.s/d. p.47-48) 

 

Texto 2

 

Distância

 

Quando o sol ia acabando

e as águas mal de moviam,

tudo que era meu chorava

da mesma melancolia.

Outras lágrimas nasceram

com o nascimento do dia:

só de noite esteve seco

meu rosto sem alegria.

(Talvez o sol que acabara

 

e as águas que se perdiam

transportassem minha sombra

para a sua companhia...)

Oh!

mas nem sol nem as águas

os teus olhos a veriam...

que andam longe, irmãos da lua,

muito clara e muito fria...

(CECÍLIA MEIRELES – Obra Poética. Cia. José Aguilar Editora. Rio de Janeiro. s/d. p.124) 

 

Texto 3

 

Crepúsculo nas montanhas

 

Além serpeia o dorso pardacento

Da longa serrania,

Rubro flameia o véu sanguinolento

Da tarde na agonia.

 

No cinéreo vapor o céu desbota

Num azulado incerto;

No ar se afaga desmaiando a nota

Do sino no deserto.

 

Vim alentar meu coração saudoso

No vento das campinas,

Enquanto nesse manto lutuoso

Pálida te reclinas.

 

E morre em teu silêncio, ó tarde bela,

Das folhas o rumor

E late o pardo cão que os passos vela

Do tardio pastor.

 

(ÁLVARES DE AZEVEDO – in: Poesias Completas Rio de Janeiro. s/d. –p.74) 

I- No texto 3, o eu lírico assume, como fica claro no último verso do poema, uma postura de pastor, revelando, dessa maneira, a permanência de característica árcade na poesia do Romantismo, estilo de época a que pertence o autor.

II – Os versos “Mas lá da Eternidade de onde habitas” (texto 1); “Os teus olhos a veriam...” (texto 2) e “Pálida te reclinas” (texto 3), indicam, por meio do emprego da segunda pessoa do discurso, a presença de um tu lírico, a quem é dirigido o que é dito nos poemas.

III – No texto 1, o autor, empregando vocábulos semanticamente associados a atividades bélicas, mostra o sol de uma perspectiva mística, numa atmosfera de insondável mistério.

a

I, II e III – corretos.

b

I e II – corretos; III – incorreto.

c

I- correto; II- incorreto; III- correto.

d

I- incorreto; II-correto; III-incorreto.

e

I e II – incorretos; III-correto.

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Resposta
E
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