UFSM 2014/3

Texto 1


Outros tempos

a preocupação do homem em medir o

tempo sempre existiu. Relógios de água, as

clepsidras, relógios de areia, as ampulhetas,

relógios de sol, relógios a vela, foram alguns

dos instrumentos que realizavam tal função.

Com o passar dos séculos, eles foram se aperfeiçoando.

O século XVIII viu surgirem os

relógios de três ponteiros e os cronômetros de

precisão, na mesma época em que eclodiam

as primeiras fábricas da Revolução Industrial.

Somos herdeiros diretos dessa época: nosso

tempo é marcado pelo tempo exato e pela

industrialização exagerada. E fomos além:

tecnologias digitais, computadores, smartphones.

Como pontua o filósofo e autor de livros

didáticos e paradidáticos Ricardo Melani,

“os aparelhos em si são coisas programadas

que deveriam servir ao homem”, ferramentas

de apoio para agilizar a resolução de nossos

problemas, ajudar na organização do dia a

dia. Observamos, contudo, continua Melani,

uma inversão de papéis, pois o homem “passa

grande parte de seu tempo respondendo às

demandas tecnológicas”, imerso nesses

dispositivos que deveriam nos ajudar a ter

mais tempo.

Fonte: AGOSTINI, Cristina; POLLA, Cauê Cardoso. Tempo, uma questão filosófica. Educatrix, 2º semestre 2013, p. 18.



Com relação a ideias e recursos linguísticos presentes nos textos, assinale V na(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F na(s) falsa(s).

( ) A situação retratada no Texto 2 pode servir para exemplificar a ideia, presente no Texto 1, de que a tecnologia agiliza a resolução de problemas e ajuda na organização do dia a dia.

( ) No Texto 2, os excertos “o prazo [...] está acabando” e “o quanto antes”, assim como as imagens do relógio com os ponteiros em diferentes posições, representam a passagem do tempo, sem que a atividade principal tenha sido realizada.

( ) No Texto 3, pode-se inferir que o uso de equipamentos eletrônicos em ambientes de lazer interfere negativamente no tempo de convivência e interação entre pais e filhos.

A sequência correta é

a

F − V − V.

b

V − F − V.

c

V − F − F.

d

F − F − V.

e

V − V − F.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar