UECE 2015/2

Texto 1

 

O amigo da casa 

 

[1]   A própria menina se prende muito a ele, que

ainda lhe trouxe a última boneca, embora agora

ela se ponha mocinha: encolhe-se na poltrona da

sala sob a luz do abajur e lê a revista de

[5] quadrinhos. Ele é alemão como o dono da casa.

Tem apartamento no hotel da praia e joga tênis

no clube, saltando com energia para dentro do

campo, a raquete na mão. Assiste às partidas

girando no copo de uísque os cubos de gelo. É o

[10] amigo da casa. Depois do jantar, passeia com a

mãe da menina pelo caminho de pedra do

jardim: as duas cabeças – a loira e a preta de

cabelos aparados – vão e vêm, a dele já com

entradas da calva. Ele chupa o cachimbo de

[15] fumo cheiroso, que o moço de bordo vai deixar

no escritório.

  O dono da casa é Seu Feldmann. Dirige o seu

pequeno automóvel e é muito delicado.

Cumprimenta sempre todos os vizinhos, até

[20] mesmo os mais canalhas como Seu Deca, fiscal

da Alfândega.

  Seu Feldmann cumprimenta. Bate com a

cabeça. Compra marcos a bordo e no banco para

a sua viagem regular à Alemanha. Viaja em

[25] companhia do comandante do cargueiro, em

camarote especial. Então respira o ar marítimo

no alto do convés, os braços muito brancos e

descarnados, na camisa leve de mangas curtas.

  A fortuna de origem é da mulher: as velhas

[30] casas no centro da cidade, os antigos armazéns,

o sítio da serra, de onde ela desce aos domingos

em companhia do outro, que é o amigo da casa,

e da menina.

  Saem os dois à noite e ele para o seu próprio

[35] automóvel sob os coqueiros na praia. Decerto

brigaram mais uma vez, porque ela volta para

casa de olhos vermelhos, enrolando nos dedos o

lencinho bordado. Recolhe-se a seu quarto (ela e

seu Feldmann dormem em quartos separados).

[40] Trila o apito do guarda. Os faróis do automóvel

na rua pincelam de luz as paredes, tiram reflexo

do espelho. Ela permanece insone: o vidro de

sua janela é um retângulo de luz na noite.

(Moreira Campos. In Obra Completa – contos II. 1969. p. 120-122. Originalmente publicado na obra O puxador de terço. Texto adaptado.)

 

Além de caracterizar-se pela unidade dramática, o conto caracteriza-se pela unidade de tom, isto é, pela impressão única que ele deve deixar no leitor, impressão que pode ser de pavor, piedade, ódio, simpatia, antipatia, acordo, ternura, indiferença, dentre muitas outras.

 

Assinale a impressão que o conto “O amigo da casa”, em função da própria relação entre as personagens, NÃO deve deixar no leitor. 

a

Terror. 

b

Desconsideração. 

c

Indiferença. 

d

Hipocrisia. 

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A
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