IFRN 2014/1

TEXTO 1

 

Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes

Evelyn Eisenstein1

Susana B. Estefenon2

 

Se pudéssemos definir qual a geração digital, provavelmente, teríamos de considerar os adultos jovens que hoje têm 25 anos, quase a idade da internet. Muitos jogos de videogames que faziam sucesso naquela época, como o Super Mario Bros produzido pela Nintendo, são ainda hoje a porta de entrada para as crianças na longa teia da rede mundial de computadores. A primeira mensagem SMS foi enviada em 1992, os sites começaram a surgir em 1995 e o programa de correio eletrônico Hotmail apareceu em 1998, quando essas crianças ainda estavam no ensino médio. Em poucos anos, uma revolução, nem tão silenciosa, foi invadindo todas as casas e universidades e muitas escolas, inclusive públicas. Os primeiros sistemas de redes sociais, como o Orkut, apareceram em 2002 e o Skype, sistema de comunicação, é de 2003. O Youtube, que exibe filmes e vídeos, surgiu em 2005 e marcou o momento em que aqueles jovens estavam entrando para a universidade.

 

Esses jovens cresceram num universo paralelo ao dos pais e ao de muitos de seus professores. Foram construindo novos conceitos, mudando comportamentos [...] Os adolescentes de hoje fotografam tudo com seus sofisticados celulares, têm acesso a todas as informações nos seus computadores e sabem de tudo em tempo real. São ágeis, curiosos, informados e dominam a tecnologia. Mesmo assim, existe a queda do rendimento escolar, as dificuldades do diálogo, um paradoxal isolamento no meio da rede de tantos contatos e conexões e a falta de comunicação e do afeto nas famílias em que todos ficam "perdidos". “Com-viver” num mundo em constante e cada vez mais veloz transformação pode ocasionar riscos e problemas à saúde, durante uma fase de crescimento e desenvolvimento na qual talvez a maturação cerebral seja estimulada por tantas imagens coloridas em pixels que formam confusões e também problemas de memória e de concentração.

 

Está se tornando frequente uma nova síndrome denominada de tecnoestresse. Ela se caracteriza pelo desejo incontrolável de verificar constantemente o correio eletrônico ou os programas de mensagens instantâneas como o MSN; de estar sempre atento ao toque do celular ou de brincar no computador ou dedilhar no celular em todos os momentos livres e, muitas vezes, ao mesmo tempo, nas multitarefas, induzindo a quadros de ansiedade generalizada.

 

Quanto ao corpo, os riscos à saúde produzidos por horas e horas diante do computador não são poucos. Podem ocorrer: fadiga ocular e ressecamento da conjuntiva (síndrome do olho seco), conjuntivites, infecções de córnea e dores de cabeça; Síndrome do Túnel do Carpo e Lesões do Esforço Repetitivo (LER); transtornos do sono com alterações significativas do humor, irritabilidade, redução da capacidade intelectual e produtiva e dificuldade de atenção; Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR); obesidade abdominal; transtornos posturais, sensação de dormência no pescoço, braço e mão, e as tenossinovites; uso de drogas e medicamentos oferecidos por meio de compras realizadas pelo computador; uso de drogas digitais, músicas e sons capazes de provocar sensações sensoriais ou efeitos mentais psicodélicos, inclusive crises convulsivas por estímulo luminoso do monitor ou epilepsia fotossensível, produzidos por ruídos e imagens estranhas em programas selecionados.

 

Mas, o mais preocupante são as redes de pornografia, de pedofilia e de exploração sexual digital, com aliciamento de crianças e adolescentes e a produção de material com cenas de sexo explícito envolvendo menores de 18 anos. [...] Infelizmente, crianças e adolescentes não são apenas vítimas, mas também têm figurado como algozes, com mais frequência, numa lista cada vez maior de delitos cibernéticos, como ameaça, instigação ao suicídio, cyberbullying e pornografia.

 

1Médica Psiquiatra pela UERJ; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências da UFF.

2Presidente do Instituto Integral do Jovem (INJO).

Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2013. Texto adaptado para uso nesta avaliação.

 

TEXTO 2

 

COMPORTAMENTO: A ERA DO EXIBICIONISMO DIGITAL

 

O país na rede: perfil do usuário de Internet no Brasil

 

Tabela 1: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Faixa Etária

Tabela 2: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Classe Social

Tabela 3: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Sexo.

Tabela 4: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Grau de Instrução.

Tabela 5: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Frequência de Uso.

Quais são as redes sociais mais utilizadas pelos usuários que querem se mostrar na Internet?

 

  Facebook - Criada por Mark Zuckerberg, a rede social continua sendo a mais usada no Brasil. Lançada em 2004, conta com 693 milhões de usuários. A cada ano, a rede lança uma série de novidades que integram cada vez mais as pessoas às outras redes sociais.

  Youtube - O site de compartilhamento de vídeos foi lançado em 2005, em São Francisco, na Califórnia. Um grupo de amigos teve a ideia porque era demorado enviar vídeos por e-mail. Em 2007, a Google comprou a plataforma por US$ 1,65 bilhão.

  Instagram - Criado para compartilhamento de fotos, o aplicativo possui diversos “filtros” para melhorar as imagens. A plataforma possui atualmente 150 milhões de usuários e lançou o “Instagram Direct”, serviço que possibilita a troca de fotos e vídeos em mensagens particulares.

  Google plus - Concorrente do Facebook e do Twitter. Permite o compartilhamento de informações e imagens. Seus principais atrativos são os “círculos” de amizade, os “hangouts” (chats para conversas) e os jogos.

  Wechat - Criado na China, o aplicativo chegou ao mercado para concorrer com o WhatsApp. Com 300 milhões de usuários, permite às pessoas trocarem mensagens de texto e voz. Possui a curiosa ferramenta “Agitar”, na qual os usuários movem os aparelhos para se conectar.

  Snapchat - O diferencial do aplicativo é o tempo de duração do conteúdo publicado. Fotos ou vídeos ficam no ar de um a dez segundos. Mensagens publicadas nos “murais” permanecem até 24 horas. A plataforma conquistou o público por transmitir a ideia de privacidade.

  Twitter - Criado em 2006, o microblog surgiu inicialmente como uma ferramenta para publicar textos em até 140 caracteres. Depois, permitiu o compartilhamento de fotos e vídeos. A rede social enfrenta uma queda de popularidade e possui 200 milhões de usuários.

Comportamento: a era do exibicionismo digital. Revista IstoÉ. Editora Três: Ano 37, n. 2300, 18 dez. 2013, p. 60- 66. Texto adaptado para uso nesta avaliação.

 

TEXTO 3

 

NÚMERO DE USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS ULTRAPASSA 46 MILHÕES DE BRASILEIROS

26/03/2013

 

Total equivale a 86% dos usuários ativos da internet no período

 

Entre os 53,5 milhões de usuários ativos da internet no Brasil, é difícil encontrar quem não acesse algum tipo de rede social em casa ou mesmo no trabalho. Sites como o Facebook e o Twitter têm ganhado cada vez mais a atenção e o tempo dos brasileiros que navegam na rede. O total de usuários das redes sociais equivale a 86% dos usuários ativos da internet no período.

 

De acordo com dados do Netview, do IBOPE Media, em janeiro de 2013, essas páginas e outras agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da internet no período. No mesmo mês do ano passado, esse total era de 40,6 milhões de usuários, um crescimento de aproximadamente 15%.

 

O total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. Em julho de 2006, ano de lançamento do Twitter, o total de usuários da subcategoria era cerca de 31,6 milhões de pessoas. Já em julho de 2010, o número saltou para 33,7 milhões e, no mesmo período de 2011, já atingia 37,9 milhões.

Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/numero-de-usuarios-de-redes-sociais-ultrapassa-46-milhoes-de-brasileiros.aspx>. Acesso em: 09 jan. 2014.

 

Os Textos 1, 2 e 3 desta prova apresentam como tema comum

a

os riscos do uso das redes sociais. 

b

os usuários das novas tecnologias. 

c

o uso excessivo das novas tecnologias. 

d

o comportamento dos usuários das redes socais

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B
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