TEXTO 1
Famigerado
[1] Foi de incerta feita – o evento. Quem pode esperar coisa tão sem pés nem cabeça? Eu
estava em casa, o arraial sendo de todo tranquilo. Parou-me à porta o tropel. Cheguei à janela.
Um grupo de cavaleiros. Isto é, vendo melhor: um cavaleiro rente, frente à minha porta,
equiparado, exato; e, embolados, de banda, três homens a cavalo. Tudo, num relance,
[5] insolitíssimo. Tomei-me nos nervos. O cavaleiro esse – o oh-homem-oh – com cara de nenhum
amigo. Sei o que é influência de fisionomia. Saíra e viera, aquele homem, para morrer em
guerra. Saudou-me seco, curto pesadamente. Seu cavalo era alto, um alazão; bem arreado,
ferrado, suado. E concebi grande dúvida.
Nenhum se apeava. Os outros, tristes três, mal me haviam olhado, nem olhassem para
[10] nada. Semelhavam a gente receosa, tropa desbaratada, sopitados, constrangidos – coagidos,
sim. Isso por isso, que o cavaleiro solerte tinha o ar de regê-los: a meio-gesto, desprezivo,
intimara-os de pegarem o lugar onde agora se encostavam. [...]
A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações,
seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele
[15] enigmava. E, pá:
– “Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é:
fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?”
[...]
(ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. 50ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 56-59.)
Em relação ao Texto 1 e ao conto Famigerado, de Guimarães Rosa, analise as proposições.
I. Pode-se dizer que o conto versa sobre a angústia de um homem à procura do significado de uma palavra que lhe foi dirigida; e a angústia de um segundo homem, que precisa explicar ao primeiro o sentido de tal palavra.
II. Ao explicitar que precisava interpretar as informações não linguísticas advindas do cavaleiro, como “Sei o que é influência de fisionomia” (linha 6), “entender-lhe as mínimas entonações” (linha 13) e “seguir seus ... silêncios” (linha 14), o narrador está dizendo que despreza este tipo de ação comunicativa porque é menos importante que a fala.
III. Na sequência do conto, o personagem-narrador explica ao cavaleiro o significado da palavra famigerado. E este, não gostando da explicação, convida aquele para um duelo.
IV. O emprego sequencial de adjetivos, como “equiparado, exato” (linha 4), “arreado, ferrado, suado” (linhas 7 e 8) e “desbaratada, sopitados, constrangidos – coagidos” (linha 10) faz parte do estilo de linguagem de Guimarães Rosa.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.