UECE 2013

Texto 1

 

CINEMA 

 

[1]   Entre os meios de comunicação que  

padronizam o comportamento de milhões, e  

são por isso chamados de massa, o cinema é  

o mais antigo, entre nós. A imprensa o  

[5] antecedeu, certamente, mas o problema  

cronológico não é o essencial no caso.  

Exigindo a alfabetização, a imprensa, ainda  

que exercendo enorme influência, não teve,  

particularmente no passado, característica de  

[10] meio de comunicação de massa. A  

antecedência do cinema, assim, parece ser  

indiscutível. E cinema pode ser apresentado,  

e deve, sob o aspecto cultural e sob o  

aspecto econômico, material. Nos dois,  

[15] fomos, por longos decênios, aqui,  

protagonistas de papel passivo: consumimos  

influências culturais estranhas, sofremos de  

sua penetração e domínio, ao mesmo passo  

que constituímos mercado consumidor de  

[20] proporções crescentes para a produção  

estrangeira de filmes. [...] 

  Há que pensar, também, na deformação  

cultural: há mais de meio século, o cinema  

norte-americano trabalha o espírito de  

[25] massas brasileiras apresentando o seu way  

of life, isto é, o cowboy, o gangster, a  

violência desenfreada, e as suas glórias, os  

seus mitos, os seus heróis — a sua cultura,  

em suma. Que isso tenha sido assim, e  

[30] continue a ser assim, constitui, por si só,  

anomalia indiscutível, das mais graves e  

profundas a que foi já submetida a cultura,  

em qualquer época, em qualquer país; mas  

que, além disso, essa gigantesca deformação  

[35] tenha sido financiada pelas próprias vítimas  

— como se aos condenados coubesse pagar  

o serviço dos carrascos — constitui um dos  

problemas da singular época histórica em  

que vivemos. A deformação se apresenta  

[40] com dimensões tão extraordinárias e com  

duração tão longa que chegou ao cúmulo de  

ganhar foros de naturalidade, como se o  

contrário é que fosse absurdo. 

  Por longos e longos decênios, foram  

[45] familiares aos brasileiros padrões de  

comportamento inteiramente diversos dos  

aqui vigentes, e hábitos, e normas, e regras.  

Por longos e longos decênios, nossas  

crianças adoraram heróis estrangeiros,  

[50] sentiram-se fascinadas por seus feitos,  

incorporaram impressões e sentimentos  

deles derivados à sua cultura. Por longos e  

longos decênios, as massas brasileiras  

aprenderam histórias norte-americanas,  

[55] cultuando feitos norte-americanos, adotando  

posições norte-americanas. E, por tudo isso,  

há longos e longos decênios, vêm pagando, 

e pagando caro [...]. Nossos jovens  

assimilam padrões culturais de uma  

[60] civilização em crise, angustiada entre o sexo  

e a violência. Esse tem sido o papel de  

descaracterização cultural que o cinema  

norte-americano vem desenvolvendo, há  

mais de meio século, no Brasil. Não há  

[65] talvez, em toda a história, exemplo tão  

gigantesco de alienação cultural. 

Nélson Werneck Sodré. Síntese de História da Cultura Brasileira. Extraído da 15ª edição, de 1988. p. 79-80; 91-92. Texto adaptado.

 

Marque a alternativa que contém a ideia mais enfatizada por Nélson Werneck Sodré e expressa com mais detalhes no texto.

a

O meio de comunicação de massa mais antigo no Brasil é o cinema. 

b

O Brasil foi um grande mercado consumidor de filmes estrangeiros. 

c

O cinema norte-americano nos impôs sua cultura, descaracterizando a nossa. 

d

O Brasil é o maior exemplo de descaracterização e alienação cultural.

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C
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