UESB 2019

Texto 1:

 

Boa-noite

 

Boa noite, Maria! Eu vou-me embora.
A lua nas janelas bate em cheio...
Boa noite, Maria! É tarde... é tarde...
Não me apertes assim contra teu seio.

 

[5] Boa noite!... E tu dizes – Boa noite.
Mas não digas assim por entre beijos...
Mas não mo digas descobrindo o peito,
– Mar de amor onde vagam meus desejos.

 

Julieta do céu! Ouve... a calhandra
[10] já rumoreja o canto da matina.
Tu dizes que eu menti?... pois foi mentira...
...Quem cantou foi teu hálito, divina!
[...]
É noite ainda! Brilha na cambraia
– Desmanchado o roupão, a espádua nua –
[15] o globo de teu peito entre os arminhos
Como entre as névoas se balouça a lua...
[...]
A frouxa luz da alabastrina lâmpada
Lambe voluptuosa os teus contornos...
Oh! Deixa-me aquecer teus pés divinos
[20] Ao doudo afago de meus lábios mornos.

 

Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos
Treme tua alma, como a lira ao vento,
Das teclas de teu seio que harmonias,
Que escalas de suspiros, bebo atento!
[...]

CASTRO ALVES. Espumas Flutuantes. In: ___. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 122-123.

 

Texto 2:

 

Virgem morta

 

Ó minha amante, minha doce virgem,
Eu não te profanei, e dormes pura:
No sono do mistério, qual na vida,
Podes sonhar ainda na ventura.

 

[5] Bem cedo, ao menos eu serei contigo
— Na dor do coração a morte leio...
Poderei amanhã, talvez, meus lábios
Da irmã dos anjos encostar no seio...
[...]
Dorme ali minha paz, minha esperança,
[10] Minha sina de amor morreu com ela,
E o gênio do poeta, lira eólia
Que tremia ao alento da donzela!
[...]
No leito virginal de minha noiva
Quero, nas sombras do verão da vida,
[15] Prantear os meus únicos amores,
Das minhas noites a visão perdida!

 

Quero ali, ao luar, sentir passando
Por alta noite a viração marinha,
E ouvir, bem junto às flores do sepulcro,
[20] Os sonhos de sua alma inocentinha.

 

E quando a mágoa devorar meu peito,
E quando eu morra de esperar por ela,
Deixai que eu durma ali e que descanse,
Na morte ao menos, junto ao seio dela!

ALVARES DE AZEVEDO. Lira dos vinte anos. In: ____. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.

Marque com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas que apresentam aspectos formais referentes ao Texto 1 e ao Texto 2.

 

( ) No Texto 1, “A lua nas janelas bate em cheio...” (v. 2) constitui uma comparação.
( ) No Texto 2, em “Na dor do coração a morte leio” (v. 6), verifica-se um hipérbato.
( ) No Texto 1, “como entre as névoas se balouça a lua” (v. 16) constitui uma metonímia.
( ) No Texto 2, “E quando eu morra de esperar por ela, “ (v. 22) constitui uma hipérbole.
( ) “mar de amor” (Texto 1, v. 8) e “sono do mistério” (Texto 2, v. 3) são metáforas que se referem, respectivamente, ao seio da mulher amada e à morte da mulher amada.

 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a

F V F V V 

b

V V F V F

c

V V V F F 

d

V F V F V 

e

F V V V F

Ver resposta
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Resposta
A

Resolução

Nesta questão, analisam-se as figuras de linguagem em trechos dos dois poemas apresentados, ambos de autores do período romântico brasileiro. O objetivo é identificar corretamente se determinados versos contêm comparação, hipérbato, metonímia, hipérbole ou metáfora.

A sequência correta de V (verdadeiro) ou F (falso) é: F, V, F, V, V, o que corresponde à alternativa A.

Dicas

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Leia com atenção os versos para identificar possíveis conectivos de comparação (como “como”).
Verifique se há exagero no enunciado que configure hipérbole ou se existe inversão sintática indicando hipérbato.

Erros Comuns

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Confundir comparação com metáfora por conta de termos poéticos.
Interpretar qualquer inversão poética como metonímia em vez de hipérbato.
Aplicar uma figura de linguagem sem observar atentamente se há conectivos comparativos.
Revisão

Figuras de linguagem:
Comparação: aproxima dois termos com conectivos comparativos (por exemplo, “como”).
Metáfora: aproxima dois termos sem conectivo de comparação, tratando um como se fosse o outro.
Hipérbole: exagero intencional de uma ideia para enfatizá-la.
Metonímia: substituição de um termo por outro, havendo relação de proximidade entre eles.
Hipérbato: inversão da ordem direta dos termos na frase.

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