UNEB Medicina 2015/1

TEXTO:

 

[1] A TV e os demais produtos da cultura de massa

são fenômenos, sem dúvida, controversos e complexos.

Ora manipulam, ora servem como resistência frente a

uma cultura do status quo. Ora educam, segundo uma

[5] lógica hedonista, ora educam para a emancipação. Os

usos das mensagens desses veículos são heterogêneos

e circunstanciados. Estão estreitamente influenciados

pela trajetória e apropriação de um capital cultural

oriundo da família e das instituições educativas as quais

[10] quase todos experimentam ao longo de suas vidas.

Concordando com as colocações de Edgar Morin,

apoio a ideia de que a cultura de massa pode ser

considerada uma terceira cultura, ou seja, uma cultura

que se alimenta a partir de uma relação de

[15] interdependência com outras culturas, seja esta escolar,

seja nacional, seja religiosa.

Creio que, para que se possa analisar a cultura de

massa ou, em uma versão mais moderna, para se

analisar a cultura das mídias, é necessário empreender

[20] uma análise interdisciplinar. Creio que, dessa forma,

posso compreender o processo comunicativo proposto

pela TV e demais mídias como um processo de interação,

um diálogo contínuo entre criação (produtor) e consumo

(receptor). Diferente de grande parte das leituras que

[25] se faz sobre o fenômeno, acredito que o receptor da

mensagem midiática, televisiva ou não, não é passivo,

não apreende as mensagens tal como foram propostas.

A recepção não é o estágio final do processo

comunicativo. Ao contrário, a recepção é uma fase que

[30] dá início a etapas criativas de apropriação e novas

produções de sentido. Saliento que existe uma margem

de liberdade no processo de apreensão dos conteúdos

por parte dos indivíduos. A etapa da interiorização é

essencialmente particular e singular, derivada,

[35] sobretudo, da trajetória anterior de cada um.

Dessa forma, é preciso explicitar que não considero

os produtos e/ou conteúdos das mídias em sua

totalidade como ideológicos. Apoiando-me em Thompson

(1995), creio que são ideológicas apenas as mensagens

[40] que reforçam relações de dominação, ou seja, toda

explicitação de sentido que sustenta hierarquias e

relações de poder.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A educação popular no Brasil: a cultura de massa. Disponível em: <file:///C:/Users/Ana%20Paula/ Documents/Scanned%20Documents/06-maria-graca.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2014. Adaptado.

De acordo com as ideias desenvolvidas pela articulista, é correto afirmar que a cultura de massa

a

é vista pela sociedade como um fenômeno positivo, capaz de mobilizar reflexões e comportamentos críticos.

b

constitui a principal representante da ideologia de instituições consolidadas na sociedade, como a família e a escola.

c

oferece conteúdos que fundamentalmente reiteram as relações de poder em contextos educacionais, religiosos e sociais.

d

representa a ideologia hedonista e manipuladora do poder, apresentando valores consumistas que desconstroem o conceito de cidadania.

e

apresenta, alternativamente, aspectos positivos e negativos, havendo um diálogo entre os elementos de produção e os de recepção, como sujeitos agentes do processo comunicativo.

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E
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