Texto 1
A MARIA DOS POVOS, SUA FUTURA ESPOSA
Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora,
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos e boca o Sol, e o dia.
Enquanto com gentil descortesia
O ar, que fresco Adônis te namora
Te espalha a rica trança voadora,
Quando vem passear-te pela fria:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo passa a toda a ligeireza,
E imprime em cada flor sua pisada.
Oh não aguardes que a madura idade,
Te converta essa flor, essa beleza,
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.
(MATOS, Gregório de – in: Poemas Escolhidos. São Paulo Editora Cultrix, 1997, pág. 319.)
Texto 2 :
MARIETA
Como o gênio da noite, que desata
O véu de renda sobre a espádua nua,
Ela solta os cabelos...Bate a lua
Nas alvas dobras de um lençol de prata.
O seio virginal, que a mão recata,
Embalde o prende a mão...cresce...flutua...
Sonha a moça ao relento...Além na rua
Preludia um violão na serenata!...
...Furtivos passos morrem no lajedo...
Resvala a escada do balcão discreta,
Matam lábios os beijos em segredo...
Afoga-me os suspiros, Marieta!
Ó surpresa! ó palor! ó pranto! ó medo!
Ai! noites de Romeu e Julieta...
(ALVES, Castro. in: Poesia.4ª ed. Rio de Janeiro, Agir,1972.página 59)
Texto 3
LETRA PARA UMA VALSA ROMÂNTICA
A tarde agoniza
Ao santo acalanto
Da noturna brisa,
E eu, que também morro,
Morro sem consolo,
Se não vens, Elisa!
Ai nem te humaniza
O prato que tanto
Nas faces desliza
Do amante que pede
Suplicantemente
Teu amor, Elisa!
Ri, desdenha, pisa!
Meu canto, no entanto,
Mais de diviniza,
Mulher diferente,
Tão indiferente,
Desumana Elisa!
(BANDEIRA, Manuel - in: Poesia completa e prosa. 2ª ed. Rio de Janeiro, José Aguilar, 1967, página 326)
Avalie as afirmações sobre os textos acima.
I – Nos textos 1 e 2, os poetas utilizam uma espécie do gênero lírico de feição clássica, porque criada e codificada na Antiguidade Clássica (cultura greco-latina); no texto 3, autor emprega uma espécie do mesmo gênero, mas de extração moderna, sobretudo pelo emprego dos versos redondilhos.
II – No texto 2, Castro Alves, ao adotar uma forma fixa (soneto), vai de encontro à estética romântica (de que é representante) que, como é sabido, rompe com as formas clássicas que definiam temas e estruturas formais consagradas pela tradição poética.
III – Nos quartetos dos textos 1 e 2, verifica-se o mesmo esquema de rimas (opostas ou intercaladas). Neles, em sua totalidade, nota-se, no primeiro, a predominância de rimas pobres; no segundo, a de rimas ricas.
IV – Conclui-se que nos textos 1 e 2, as figuras femininas (Maria e Marieta) são retratadas pelas respectivas vozes poéticas segundo um processo de idealização, o qual se encontra ausente do texto 3, em que a voz poética ressalta a indiferença da amada.
V – No texto 3, vivenciando um amor não correspondido, a voz poética coloca no primeiro verso do poema um elemento do mundo exterior (a tarde) que desencadeia o seu sentimento, sendo, por conseguinte, uma extensão do sofrimento dele.
todas corretas, sem exceção.
todas corretas, com única exceção
todas corretas, exceto I e IV.
todas corretas, exceto II e V.
todas corretas, exceto III e IV.