TEXTO 1
[1] Emilie já está cordada? – perguntei.
– Dizem que tua avó há muito tempo não dorme; ela sonha dia e noite contigo, com
teu irmão e com os peixes que vai comprar de manhãzinha no mercado; a essa hora já
deve estar de volta para conversar com os animais.
[5] A conversa com os animais, os sonhos de Emilie, o passeio ao mercado na hora
que o sol revela tantos matizes do verde e ilumina a lâmina escura do rio. Na fala da
mulher que permanecera diante de mim, havia uma parte da vida passada, um inferno
de lembranças, um mundo paralisado à espera de movimento. Sim, com certeza Emilie
já lhe havia contado algo a nosso respeito. A mulher sabia que éramos irmãos e que
[10] Emilie nos havia adotado. Talvez já soubesse da existência dos quatro filhos de Emilie:
Hakim e Samara Délia, que passaram a ser nossos tios, e os outros dois, inomináveis,
filhos ferozes de Emilie, que tinham o demônio tatuado no corpo e uma língua de fogo.
Já eram quase sete horas quando resolvi sair de casa. Retirei do alforje o caderno,
o gravador e as cartas que me enviaste da Espanha e coloquei tudo sobre uma
[15] mesinha de ônix, ao lado do desenho afixado na sala. Por distração ou hábito, deixei no
pulso o relógio. Nunca imaginei que naquele dia iria consultá-lo mil vezes, muitas
inutilmente, outras para que o tempo voasse ou desse um salto inesperado. Lá fora, a
claridade ainda era tênue, e, ao olhar para a vegetação estática do jardim, a mulher
opinou: “Só mais tarde é que vai chover”.
Hatoum, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 9.
Analise as proposições em relação à obra Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum, e ao Texto 1, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O sinal gráfico da crase no período “um mundo paralisado à espera de movimento” (linha 8) é opcional, devido ao sentido da palavra espera.
( ) A palavra “que” (linha 11) é o referencial anafórico de “filhos de Emilie” (linha 10).
( ) Infere-se da leitura da obra que ela é composta por narrativas memorialísticas, em que a lembrança é o fio condutor de um emaranhado de conflitos, fatos e imagens que são apresentados por uma narradora que vive de lembranças – Emilie.
( ) Da leitura do período “Na fala da mulher que permanecera diante de mim, havia uma parte da vida passada, um inferno de lembranças, um mundo paralisado à espera de movimento” (linhas 6, 7 e 8), depreende-se que a memória representa a incessante tentativa de resgate pelo passado e pela história da família.
( ) Da leitura da obra, depreende-se que a narrativa é mesclada por um multiculturalismo - tradições culturais, raciais, culinárias e símbolos – o que tendencia o leitor a refletir acerca das diferenças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
F – V – F – V – V
V – V – F – F – V
V – F – V – V – V
F – F – V – V – F
F – V – F – V – F