UFRR 2012

TEXTO 02

COMO TUDO O QUE É BOM, INTERNET TAMBÉM PODE VICIAR

 

É muito difícil a gente pensar na vida sem Internet. Até há pouco tempo, para dar um alô a um amigo que morasse em outra cidade você tinha de escrever uma carta, ir ate' o correio e esperar, no mínimo, alguns dias para receber uma resposta. Ou gastar uma boa graninha em ligações interurbanas. Hoje, basta dar um clique para mandar um e-mail, bater papo pelos comunicadores, falar pelo Skype ou ainda deixar um recado nas comunidades virtuais. Ou seja: e' muito mais fácil manter o contato com quem está longe (ou nem tão longe assim!)

 

O problema é que muitas pessoas se envolvem tanto com a vida virtual que acabam deixando a real de lado. Em vez de encontrar o rapaz que mora em seu prédio, a pessoa prefere falar com ele pelo computador- sendo que ele está logo ali do lado! Ou um monte de e-mails e scraps acabam ocupando o tempo em que ela sairia e se divertiria ao vivo com os amigos. Sem contar as outras atividades que vão sendo esquecidas porque a pessoa não consegue se desgrudar do computador. Quem não tem um amigo compulsivo que quase “passa mal” se não consegue checar seus e-mails?

Quando um hábito cresce nessa proporção e atrapalha outros pontos da nossa rotina é hora de acendermos o sinal de alerta. É verdade! A Internet é muito bacana, mas ela não pode nos escravizar. Ficar triste só porque você não conseguiu checar se há recados novos na sua caixa de e- mails é um pouco de exagero, não acha?! Isso significa que você vai deixar de viajar com o pessoal só porque não tem Internet na praia? Ou você vai trocar a areia pela lan-house porque não consegue ficar longe da Web? Ou abandonar o jogo com os amigos para ficar naquela partida contra o computador?

Vários estudos têm mostrado que os adolescentes estão “dançando” na escola porque perdem a noção de quanto tempo ficam conectados. Em vez de dormir, eles vão emendando uma coisa na outra enquanto estão on-line e acabam se privando de sono. 0 resultado é que, no dia seguinte, não conseguem levantar para ir à escola ou estão exaustos e não conseguem estudar direito. Não dá para perder o controle assim, não é?

Ninguém precisa se afastar de vez do mundo virtual. Mas é preciso estabelecer limites. Programe quanto tempo você realmente tem disponível para a Internet. E respeite esse período, desligando o computador quando der o tempo estipulado. Nada de dar mais uma olhadinha aqui ou jogar mais uma partida on-line ali. É para desligar mesmo! Principalmente se você se conecta a noite. Pelo menos duas horas antes do seu horário de dormir e bom desligar o computador. Assim, dá tempo de a cabeça ir desacelerando e você consegue pegar no sono mais fácil. Sem contar que é um modo de evitar a madrugada on-line, o roubo das horas de sono e o estrago no dia seguinte.

(Jairo Bouer. http://blog.educacional.com.br/jairo_bouer)

Assinale a alternativa correta em relação à norma culta, a regência e à colocação pronominal.

a

A pessoa prefere falar com ele pelo computador a telefona-lo.

b

 A pessoa prefere mais falar com ele pelo computador a telefonar-lhe.

c

 A pessoa prefere falar com ele pelo computador a lhe telefonar.

d

A pessoa prefere mil vezes falar com ele pelo computador a telefonar-lhe.

e

A pessoa prefere mais falar com ele pelo computador a ir à sua casa.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar