IFPE Superior 2016

TEXTO 01


Palavra e prestígio social

 

01 O vocabulário de cada cultura é bem amplo para os assuntos que lhe tocam de perto, e restrito para aqueles nos quais não tem interesse direto. Para designar a cor da neve, os esquimós têm um número elevado de vocábulos, assim como o árabe para designar tipos de camelos. As línguas realizam o recorte do mundo de maneiras diversas; daí a dificuldade na elaboração das traduções. Há nuanças e escala de valores. O sentido de uma palavra vai assim depender de associações resultantes de comparações, cargas emocionais e de preconceitos da comunidade.

 

02 As impressões que uma palavra produz procedem do passado, mas podem se modificar. Curtir um couro não é o mesmo que curtir uma festa. Abertura das aulas significa início, abertura de um muro é passagem. A mesma palavra toma sentidos diferentes ao mudar o gênero, o número e o grau. O chefe do gabinete - o chefão dos mafiosos / O cobra - a cobra/ O cabra - a cabra. [...]

03 Na linguagem, refletem-se não apenas a maneira de pensar e a evolução dos acontecimentos, mas também os preconceitos e tabus sociais. O ato de roubar é nomeado de acordo com a posição social do sujeito que o praticou. O gerente desviou o dinheiro. O marginal assaltou o banco. A função social da linguagem é permitir a compreensão entre os membros de uma comunidade. Muitas vezes a palavra exata é constrangedora em determinado momento, usando-se então uma expressão atenuadora, o eufemismo.

 

04 A raça, o sexo, o estado natal ou a condição social, usados para designar qualidade boa ou má, revelam também preconceitos. Programa de índio é um programa desagradável [...].  Homem público é valorativo, mulher pública é depreciativo. Evidenciando a escala de valores na sociedade patriarcal, o gênero masculino sempre prevalece sobre o feminino, seja nas concordâncias nominais, seja nos verbetes do dicionário.

 

05 O prestígio da linguagem das classes sociais elevadas é enorme, pois a maneira de falar de um superior sempre nos parece invejável como símbolo de uma vida suposta como ideal. Sempre desdenhamos os hábitos linguísticos vindos do que consideramos inferior, seja região geográfica ou classe social.

 

06 No entanto, os usos procedentes do Centro-Sul, do eixo Rio-São Paulo, são logo socializadas. Seu padrão de vida é tido como invejável e imitável, além de exportado pela TV para todo o país.

 

CARVALHO, N. Crônicas do cotidiano. Disponível em: <http://www.pgletras.com.br/ebooks/ebook-nellycarvalho. pdf>. Acesso em: 20 set. 2015. (Adaptado).

Analise o seguinte trecho: “O vocabulário de cada cultura é bem amplo para os assuntos que lhe tocam de perto, e restrito para aqueles nos quais não tem interesse direto. Para designar a cor da neve, os esquimós têm um número elevado de vocábulos, assim como o árabe para designar tipos de camelos. As línguas realizam o recorte do mundo de maneiras diversas; daí a dificuldade na elaboração das traduções. Há nuanças e escala de valores”. Do ponto de vista da gramática normativa, analise as afirmativas abaixo e marque a única correta.

a

No trecho “Para designar a cor da neve, os esquimós têm um número elevado de vocábulos”, a vírgula é obrigatória, pois se deve separar a oração subordinada adverbial deslocada da oração principal.

b

No trecho “O vocabulário de cada cultura é bem amplo para os assuntos que lhe tocam de perto”, o pronome destacado é um importante conectivo e retoma o substantivo “assuntos”.

c

Ainda no mesmo trecho “Para designar a cor da neve, os esquimós têm um número elevado de vocábulos”, o verbo destacado, conforme o acordo ortográfico de 2009, deve ser registrado da seguinte forma: “teem”.

d

Com relação à pontuação do trecho “As línguas realizam o recorte do mundo de maneiras diversas; daí a dificuldade na elaboração das traduções”, se substituirmos o ponto e vírgula (;) por reticências (...), não haverá alteração de sentido.

e

No trecho “Há nuanças e escala de valores”, se usássemos o verbo “existir” no lugar de “haver”, a concordância ficaria da seguinte forma: “Existe nuanças e escala de valores”.

Ver resposta
Ver resposta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar