Teresa
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna
Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram mais velhos que o resto do
corpo
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando
que o resto do corpo nascesse)
Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face
das águas.
(BANDEIRA, Manuel. Teresa. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967, p.256)
Manuel Bandeira, poeta modernista, apresenta uma abordagem do tema amoroso em seu poema “Teresa”. Assinale a alternativa que indica uma oposição na percepção do eu-lírico sobre a aparência da mulher amada.
“A primeira vez que vi Teresa” e “Quando vi Teresa de novo”.
“Quando vi Teresa de novo” e “Achei que ela tinha pernas estúpidas”.
“A primeira vez que vi Teresa” e “Da terceira vez não vi mais nada”.
“Da terceira vez não vi mais nada” e “Os céus se misturaram com a terra”.
“Achei também que a cara parecia uma perna” e “Quando vi Teresa de novo”.
Para resolver esta questão, é necessário compreender a evolução da percepção do eu-lírico em relação à Teresa ao longo do poema. Inicialmente, o poeta descreve a sua primeira impressão sobre Teresa de forma pouco lisonjeira. Contudo, na segunda vez em que a vê, o olhar do eu-lírico muda, destacando os olhos da amada como se tivessem uma idade diferente do restante do corpo. Finalmente, na terceira vez, o eu-lírico está tão apaixonado que não consegue discernir nada além da fusão entre o céu e a terra, indicando um estado de êxtase ou transcendência.
Analise as mudanças na atitude do eu-lírico em relação a Teresa ao longo do poema.
Procure por palavras ou frases que indiquem uma oposição clara na maneira como Teresa é vista em diferentes momentos.
Considere o contexto emocional em que as descrições de Teresa são feitas.
Um erro comum é selecionar opções que apenas citam partes do poema sem analisar se realmente refletem uma mudança significativa ou contraste na percepção do eu-lírico.
O conceito relevante para esta questão é a capacidade de identificar oposições e mudanças na percepção do eu-lírico em um poema. Além disso, é importante entender como as descrições físicas podem ser usadas para expressar sentimentos e transformações emocionais.