UNIFOR Medicina 2011/1

Teresa

 

A primeira vez que vi Teresa

Achei que ela tinha pernas estúpidas

Achei também que a cara parecia uma perna

 

Quando vi Teresa de novo

Achei que os olhos eram mais velhos que o resto do

corpo

(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando

que o resto do corpo nascesse)

 

Da terceira vez não vi mais nada

Os céus se misturaram com a terra

E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face

das águas.

(BANDEIRA, Manuel. Teresa. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967, p.256)

 

Manuel Bandeira, poeta modernista, apresenta uma abordagem do tema amoroso em seu poema “Teresa”. Assinale a alternativa que indica uma oposição na percepção do eu-lírico sobre a aparência da mulher amada.

a

“A primeira vez que vi Teresa” e “Quando vi Teresa de novo”.

b

“Quando vi Teresa de novo” e “Achei que ela tinha pernas estúpidas”.

c

“A primeira vez que vi Teresa” e “Da terceira vez não vi mais nada”.

d

“Da terceira vez não vi mais nada” e “Os céus se misturaram com a terra”.

e

“Achei também que a cara parecia uma perna” e “Quando vi Teresa de novo”.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

Para resolver esta questão, é necessário compreender a evolução da percepção do eu-lírico em relação à Teresa ao longo do poema. Inicialmente, o poeta descreve a sua primeira impressão sobre Teresa de forma pouco lisonjeira. Contudo, na segunda vez em que a vê, o olhar do eu-lírico muda, destacando os olhos da amada como se tivessem uma idade diferente do restante do corpo. Finalmente, na terceira vez, o eu-lírico está tão apaixonado que não consegue discernir nada além da fusão entre o céu e a terra, indicando um estado de êxtase ou transcendência.

Dicas

expand_more

Analise as mudanças na atitude do eu-lírico em relação a Teresa ao longo do poema.

Procure por palavras ou frases que indiquem uma oposição clara na maneira como Teresa é vista em diferentes momentos.

Considere o contexto emocional em que as descrições de Teresa são feitas.

Erros Comuns

expand_more

Um erro comum é selecionar opções que apenas citam partes do poema sem analisar se realmente refletem uma mudança significativa ou contraste na percepção do eu-lírico.

Revisão

O conceito relevante para esta questão é a capacidade de identificar oposições e mudanças na percepção do eu-lírico em um poema. Além disso, é importante entender como as descrições físicas podem ser usadas para expressar sentimentos e transformações emocionais.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar